Este ano sob o tema “Rotas, Redes e Conexões”, evento decorre entre os dias 20 e 22 de setembro.
Uma visita encenada ao Castelo de Almada, um recital de piano no Convento dos Capuchos e um espetáculo de marionetas no Solar dos Zagallos, na Sobreda. Estes são alguns dos destaques da programação deste ano das Jornadas Europeias do Património, que voltam a Almada nos dias 20, 21 e 22 de setembro.
Este ano sob o tema “Rotas, Redes e Conexões”, o evento é uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da União Europeia, à qual se associa uma vez mais a Câmara Municipal de Almada. Celebrado em cerca de 50 países anualmente, este evento visa sensibilizar a população para a importância da preservação do património, promovendo a participação ativa dos cidadãos na exploração da herança cultural comum.
Em Almada, a programação das Jornadas inclui uma variedade de atividades destinadas a todos os públicos. Uma visita guiada às Salgas Romanas de Cacilhas (no dia 20 de setembro), um roteiro histórico dedicado ao tema “Almada, Cidade Resistente” (no dia 21) são outros dos pontos altos da programação deste ano. Além disso, os participantes poderão embarcar numa aventura histórica através de um peddypaper intitulado “À Descoberta de Almada Velha” (no dia 22 de setembro).
Embora todas as iniciativas sejam de entrada gratuita, as oficinas e visitas guiadas requerem inscrição prévia, que deve ser efetuada até 48 horas antes através do e-mail museus.comunica@cm-almada.pt.
As Jornadas Europeias do Património proporcionam assim uma oportunidade única para os cidadãos de Almada se conectarem com a cultura e a história local, valorizando e preservando o património que une os europeus. Consulte aqui o programa completo.
Foto: Vera Novais (arquivo)
https://almadense.sapo.pt/cultura/quinzena-de-danca-de-almada-regressa-de-19-de-setembro-a-6-de-outubro/