Ligação fluvial entre a Trafaria e Belém foi suspensa. Escola Básica do Monte de Caparica interrompeu as atividades letivas. Proteção Civil recomenda aos almadenses manterem-se em casa.
A precipitação, vento forte, trovoada e agitação marítima forte continuam esta terça-feira, dia 13 de dezembro, a atingir o concelho de Almada, que se mantém sob alerta laranja. O mau tempo está a afetar a circulação rodoviária em vários pontos do concelho e também a limitar o serviço dos transportes públicos. O destaque vai para a interrupção da ligação fluvial entre a Trafaria, Porto Brandão e Belém, cujo serviço se encontra temporariamente suspenso, sem previsão de retoma, informou a Transtejo no seu site oficial.
Quanto à Fertagus, retomou às 14h45 a circulação com normalidade, mantendo um “afrouxamento para 30 km/h no troço entre Pragal e Corroios, por motivo de aluimento de terras”. Este afrouxamento “poderá provocar atrasos na circulação durante a hora de ponta da tarde”, avisa a transportadora.
Já a Carris Metropolitana, avisou esta terça-feira os utentes de que, tendo em conta os os cortes e perturbações de trânsito verificados em toda a Área Metropolitana de Lisboa, alerta para a “ocorrência de atrasos, desvios e, em casos mais graves, eventuais suspensões de serviço, pelo menos por um período de 24 horas, enquanto se mantiverem ativos os avisos amarelos da Proteção Civil em relação às condições meteorológicas adversas”.
Entretanto, a Proteção Civil registou dezenas de ocorrências no concelho nas últimas horas, com destaque para quedas de árvores, inundações de estruturas ou superfícies por precipitação intensa.
O Serviço Municipal de Proteção Civil de Almada recomenda à população que “se mantenha em casa e saia apenas se for estritamente necessário”, informou a Câmara Municipal de Almada.
Equipamentos municipais encerrados
As condições meteorológicas adversas levaram ao encerramento de alguns equipamentos municipais, como o Museu de Almada – Casa da Cidade, o Museu Naval e a Oficina de Cultura. Também o Mercado de Natal Amigo da Terra, que tem estado a decorrer na Praça São João Batista, no centro da cidade, irá permanecer encerrado esta terça-feira.
O agravamento do mau tempo motivou ainda o encerramento da atividade letiva na Escola Básica do Monte de Caparica – 2º e 3º ciclos. “Os alunos devem dirigir-se às respetivas habitações. Lamentamos o sucedido, mas não conseguimos assegurar as condições necessárias para manter a Escola em funcionamento com segurança para os alunos”, informou a diretora, Sandra Vicente, através da página da Facebook do estabelecimento de ensino.
[Em atualização]
https://almadense.sapo.pt/mobilidade/censos-utilizacao-do-autocarro-em-almada-diminuiu-26-em-dez-anos/