14.5 C
Almada

Almada celebra Jornadas Europeias do Património com música, visitas e oficinas gratuitas

Com um programa que cruza música, oficinas, visitas encenadas e experiências educativas, as Jornadas Europeias do Património são uma oportunidade para valorizar o passado e celebrar a cultura em Almada.

 

Almada volta a associar-se às Jornadas Europeias do Património, que este ano se realizam nos dias 19, 20 e 27 de setembro, com uma programação diversificada que convida a comunidade a descobrir a riqueza histórica, artística e cultural do concelho.

O evento arranca a 19 de setembro, no Convento dos Capuchos, com o recital “De Portugal para o Mundo”, que junta flauta e piano, numa viagem musical que tem início às 21h.

No sábado, dia 20, o programa conta com propostas para diferentes públicos e idades. Durante a manhã, às 10h, o Castelo de Almada recebe a visita encenada “Do Brado ao Rio” e, logo depois, às 11h, é possível participar numa visita orientada à Casa da Cerca ou, em alternativa, levar os mais pequenos à oficina musical “Brincar aos Músicos com Histórias Sinfónicas”, no Convento dos Capuchos, pensada para famílias com crianças entre os três e os nove anos.

A tarde prossegue com oficinas abertas no Museu de Almada – Casa da Cidade, dirigidas a famílias com crianças a partir dos quatro anos, e com a sessão de contos “Mitos Fundadores” no Solar dos Zagallos. Também às 15h, tem lugar uma nova edição da visita encenada “Do Brado ao Rio”, no Castelo de Almada. Ao início da noite, pelas 21h, Cacilhas será o ponto de encontro para a visita orientada “Almada com História: Salgas Romanas de Cacilhas”.

- PUBLICIDADE -

No sábado seguinte, dia 27 de setembro, regressam as atividades, especialmente pensadas para aproximar o património das famílias. Logo pela manhã, às 10h, realiza-se no Solar dos Zagallos a oficina musical “Brincar aos Músicos com Pais e Bebés”, dirigida a famílias com crianças entre os seis e os 36 meses. Segue-se, às 10h30, a visita orientada “Almada com História: Casa da Cerca” e, às 11h, a descoberta da exposição “Casas, Covas e Ruas. As Raízes Medievais de Almada”, no museu Covas de Pão, em Almada Velha.

À tarde, o programa prossegue em diferentes locais: às 15h o Solar dos Zagallos acolhe o recital “O Improviso na Música para Piano”, enquanto, em paralelo, decorrem a oficina artística “Domo da Polinização” no Convento dos Capuchos e a oficina “Sabores d’Além Mar” nas Covas de Pão. O encerramento das Jornadas faz-se pelas 16h30, com a visita orientada “Almada com História: Solar dos Zagallos”.

Confira o programa:

Programa_Jornadas Património

Arranca em setembro reposição de areia nas praias da Costa da Caparica

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE
EXPO-FCT2026_300x600px

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Desabamento na arriba leva moradores a saírem de casa na Costa da Caparica: “Não me lembro de algo assim”

Deslizamento de terra volta a expor a vulnerabilidade das habitações localizadas junto à encosta.   Sandra...

Parque Urbano da Costa da Caparica encerrado por tempo indeterminado

Medida mantém parque fechado até estabilização do terreno após chuvas intensas.   O Parque Urbano da...

Muro desaba perto do Cristo Rei atingindo vários carros em Almada

Equipas da Câmara Municipal de Almada encontram-se no local a realizar trabalhos de remoção...

Depressão Leonardo traz ondas até 13 metros à Costa da Caparica, chuva e vento

IPMA emitiu avisos meteorológicos de nível laranja para agitação marítima, vento forte e precipitação no...