Almada prepara-se para acolher milhares de peregrinos durante a Jornada Mundial da Juventude, que vai contar com um programa especial no Parque da Paz. Haverá restrições à circulação rodoviária e reforço na oferta de transporte público. Câmara Municipal assegura 400 mil euros no apoio ao evento.
Está prestes a arrancar a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e Almada, como concelho vizinho de Lisboa, prepara-se para receber uma forte afluência de jovens. Durante o evento, que traz o Papa Francisco a Portugal, espera-se grande afluência em especial ao monumento do Cristo Rei, às praias da Costa da Caparica ou ao Parque da Paz, que vai receber uma programação especial.
Para pernoitar em Almada estão inscritos cerca de 8 mil peregrinos, mas o número poderá subir consideravelmente nos próximos dias, informou a Câmara Municipal de Almada em nota de imprensa. Na sua maioria, estes jovens ficarão alojados em espaços municipais (nomeadamente escolas, equipamentos desportivos e pavilhões), e também em famílias de acolhimento e espaços das paróquias. Ao todo, os equipamentos municipais preparados para receber os peregrinos são 35 escolas e três pavilhões desportivos.
O grande afluxo de visitantes esperado em Almada faz prever uma maior confluência de pessoas nos percursos entre o terminal fluvial de Cacilhas e o Seminário de São Paulo, entre a estação fluvial da Trafaria e o Parque Urbano da Costa da Caparica, na zona do santuário do Cristo Rei, no Parque da Paz e no paredão da Costa da Caparica.
No apoio logístico, a Câmara Municipal de Almada tem também preparados quatro locais, equipados com casas de banho, acesso à internet via wi-fi e pontos para carregamento de telemóveis, onde os peregrinos também podem descansar: o mercado das Torcatas, uma loja no Mercado de Almada, o Posto de Turismo da Costa da Caparica e o Posto de Turismo de Cacilhas.
Durante o maior evento católico do mundo, que este ano tem lugar em Portugal, haverá também um reforço na vigilância das principais praias do concelho e da recolha de lixo nos locais com maior concentração de peregrinos. Também haverá restrições à circulação rodoviária e um reforço nos transportes públicos.
A autarquia de Almada disponibilizou também um parque de autocarros nos estaleiros da antiga Lisnave e desenvolveu um conjunto de percursos pedonais, com a respetiva sinalética e infraestruturas de apoio (casas de banho, bebedouros, papeleiras). No total, a Câmara de Almada prevê gastar cerca de 400 mil euros com o apoio logístico dado à organização da Jornada Mundial da Juventude, indicou a autarquia.
Atos centrais com transmissão em direto no Parque da Paz
Em Almada, a programação da Jornada tem como ponto central o Parque da Paz. O de Almada é o único no distrito de Setúbal que vai transmitir, em direto, todas as missas oficiais a partir dos ecrãs instalados no Parque da Paz, na clareira situada ao lado da Alameda deste parque.
A instalação de um palco vai permitir também realização de atividades para os peregrinos, como o Festival da Juventude. De terça-feira, dia 1, a domingo, dia 6, será nesse lugar que quem quiser participar na Jornada na margem sul do Tejo poderá acompanhar as missas diárias, participar nos encontros “Rise Up” e assistir em direto aos atos centrais do evento: a missa de abertura, a vigília, a via-sacra e a missa de domingo, conduzida pelo Papa Francisco.
Uma das novidades desta Jornada é a forma como se realizam as catequeses, que surgem no programa como encontros “Rise Up”. A organização descreve-os como um “novo modelo de catequeses da Jornada Mundial da Juventude que desafia os jovens a refletir sobre grandes temas lançados no pontificado do Papa Francisco: ecologia integral, amizade social e misericórdia”. Estes encontros permitem aos participantes partilhar as suas ideias e experiências sobre estas questões depois do trabalho preparatório realizado ao longo dos últimos meses.
Outra das novidades da Jornada, que também chega a Almada, é o modelo “All Around” do Festival da Juventude. Este “conjunto de eventos culturais, religiosos e desportivos, protagonizados pelos peregrinos da JMJ”, indica a organização, tem lugar em vilas e cidades de acolhimento, de forma descentralizada, onde paróquias e grupos locais apresentam espetáculos aos outros peregrinos e à população.
Programa JMJ Almada – Parque da Paz
Segunda-feira, dia 31
É o dia que antecede a abertura do evento. Por essa razão, é o dia em que os peregrinos fazem o check-in e em que se dá o processo de receção e acolhimento aos mesmos, que continua no dia seguinte.
Terça-feira, dia 1
Primeiro dia da Jornada. Está reservado para a receção aos visitantes, nas escolas e pavilhões designados para o seu acolhimento. Pelas 19h, no Parque da Paz, é transmitida através do ecrã gigante instalado no palco a missa de abertura, presidida pelo cardeal-patriarca de Lisboa, D. Miguel Clemente.
Quarta-feira, dia 2
Às 9h da manhã começa o acolhimento aos jovens e a apresentação dos grupos e bispos presentes, que será seguida pelos encontros “Rise Up”, das 9h30 até às 12h30. Às 11h30 existe um intervalo para a celebração da missa. Pelas 16h, o Parque da Paz recebe espetáculos do Festival da Juventude, dinamizados por peregrinos e pelas paróquias locais.
Quinta-feira, dia 3, e sexta-feira, dia 4
Estes dois dias têm a mesma programação na parte da manhã: acolhimento aos jovens, apresentação dos grupos e bispos presentes e realização de catequeses, interrompidas a meio pela missa das 11h30. Da parte da tarde, pelas 17h45, de quinta-feira tem lugar a transmissão da cerimónia de acolhimento, um momento de caráter festivo de acolhimento ao Papa Francisco, aos peregrinos e outros cidadãos. Já na sexta-feira, pelas 18h, tem lugar a via-sacra.
Sábado, dia 5 de agosto
Neste dia não existem atividades programadas, apenas a transmissão do ato central. De manhã, os peregrinos alojados em Almada deslocam-se até ao Campo da Graça, o local onde será celebrada a Vigília, que pode ser acompanhada em direto a partir das 20h45 no ecrã gigante instalado no Parque da Paz.
Domingo, 6 de agosto
O programa da Jornada em Almada encerra neste dia com a transmissão da missa de envio, pelas 9h. É neste ato central que o Papa Francisco se despede dos peregrinos, anunciando a próxima cidade a acolher a JMJ.
A Jornada Mundial da Juventude realiza-se entre 1 e 6 de agosto em Lisboa. No total, prevê-se que visitem a capital portuguesa mais de um milhão de pessoas, mas a imprevisibilidade dos números do evento continua a ser grande. O balanço feito pela organização, com a atualização do número de peregrinos e outros participantes inscritos, é divulgado apenas nos últimos dias deste mês.
https://almadense.sapo.pt/mobilidade/jornada-mundial-da-juventude-traz-reforco-no-transporte-publico-em-almada/