anuncio-farmacia-sobreda
24.2 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Instituto Piaget de Viseu celebra 30 anos

Instituição de ensino superior assinala 30 anos do polo académico localizado em Viseu. Além deste, o Instituto Piaget tem outros três campus universitários, situados em Almada, Silves e Vila Nova de Gaia.

 

O Instituto Piaget, instituição do ensino superior que dispõe de um campus universitário em Almada, comemora este ano o 30.º aniversário do polo académico localizado em Viseu. A celebração decorre esta sexta-feira, dia 27 de outubro.

As três décadas de atividade no campus universitário de Viseu serão celebradas com uma sessão solene, onde estará presente toda a comunidade académica, incluindo antigos estudantes, colaboradores, representantes da área política, da vida autárquica e do ensino superior.

Entre os convidados já confirmado, destaque para a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa; da secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, e do presidente da Associação Portuguesa de Ensino Superior Privado (APESP), António Almeida Dias.

- PUBLICIDADE -

Inaugurado oficialmente a 3 de dezembro de 1993 no Alto do Gaio, em Lordosa, desde cedo que o Instituto Piaget está ligado à cidade de Viseu. A inauguração contou com a presença do professor Manuel Ferreira Patrício, então diretor do Departamento do Ensino Superior, tendo as aulas do primeiro curso (Matemática e Ciências da Natureza) começado logo no mês seguinte.

“Seguiram-se três décadas com identidades bem distintas, com centenas de profissionais formados em diversas áreas, numa comunidade académica que ainda hoje continua a distinguir-se na relação de proximidade, pela qualidade formativa, ligação ao território e abertura à dimensão nacional e internacional”, destaca a entidade de ensino em comunicado.

“As celebrações dos 30 anos serão uma boa oportunidade para afirmarmos o nosso plano de desenvolvimento estratégico e o que fomos capazes de recuperar nos últimos anos, designadamente com o acréscimo do número de alunos e a criação de uma oferta formativa mais assertiva”, indica o presidente do campus de Viseu, Paulo Alves, que está à frente do polo universitário desde 2017, citado na mesma nota de imprensa.

Esta oferta vai hoje ao encontro daquilo que são as necessidades tanto da região como do país, em termos de empregabilidade, com áreas de formação (como Fisioterapia ou Enfermagem) com taxas de empregabilidade de 100% por cento; áreas que permitem uma formação integral (como a Psicologia); áreas de forte pendor social (como Gerontologia, Termalismo, Serviço Familiar e Comunitário, ou Exercício Físico e Bem-estar); e áreas emergentes com planos de estudo de elevadíssima qualidade (como Relações Internacionais).

A oferta encontra-se distribuída por várias tipologias de cursos, incluindo licenciaturas, pós-graduações, mestrados e CTeSP (cursos técnicos superiores profissionais) – estes últimos cursos superiores de curta duração, com quatro semestres, o último dos quais de estágio, ministrados no âmbito do ensino politécnico e classificados como cursos de nível 5 pelo Quadro Nacional de Qualificações.

Além de Viseu, o Instituto Piaget tem hoje mais três polos académicos, situados em Almada, Silves e Vila Nova de Gaia. Além disso, tem fortes ligações ao universo da lusofonia, nomeadamente às universidades Piaget no Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde e Guiné-Bissau.

“Fiel à sua matriz humanista e ecológica, o Instituto Piaget propõe-se continuar a sua atividade aberto à dimensão universal e empenhado no desenvolvimento do território”, destaca a entidade de ensino, que tem colocado sempre no centro sempre os estudantes, tento os atuais como os formados ao longo das últimas três décadas.

- PUBLICIDADE -
venham-mais-cinco

 

https://almadense.sapo.pt/almalab/instituto-piaget-de-silves-celebra-20-anos/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Mestrados-MREC

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE
tudo-festa-2025

Artigos Relacionados

QURA: um vinho para celebrar o lifestyle de Verão

O QURA é um novo vinho do Douro ideal para o verão, pensado para...

A Voz aos Almadenses: “Foi você que pediu um túnel?”

EXIGE-SE uma ação coordenada para melhorar os movimentos pendulares Margem sul - Lisboa. Exigem-se...

Fotogaleria: Marchas Populares de Almada 2025 enchem a avenida de cor e alegria

As Marchas Populares de Almada animaram a véspera de São João, a 23 de...

“Carrossel da Alegria”: Os Costinhas trazem a magia infantil às Marchas Populares de Almada

A marcha infantil da Costa da Caparica traz este ano à avenida o tema...