PS e CDU dividem pelouros no município de Almada para os próximos quatro anos. Conteúdo do acordo ainda não é conhecido.
A Câmara Municipal de Almada tornou pública a nova distribuição de pelouros para o mandato 2025-2029, num executivo marcado pela cooperação direta entre PS e CDU. O acordo, que marca o regresso dos comunistas à gestão autárquica em Almada, divide as responsabilidades entre quatro vereadores socialistas e três vereadores da CDU.
Assim, à presidente Inês de Medeiros (PS) irá caber a gestão de algumas das áreas estruturantes do município, assumindo a tutela da Administração geral, Infraestruturas e Obras municipais, Espaços verdes, Planeamento urbanístico, Administração urbanística, Intervenção ambiental, Clima e sustentabilidade e Cultura. A autarca vai ainda assegurar as áreas das Candidaturas a programas de financiamento, Autoridade veterinária, Auditoria e controlo interno, Assuntos jurídicos e Fiscalização municipal.
O vice-presidente, Filipe Pacheco (PS) vai manter a responsabilidade pelos pelouros do Bem-Estar Animal e Segurança Alimentar, Manutenção de Equipamentos e Frota Municipal, Educação, Desporto, Juventude e Habitação.
Já o vereador Ivan Gonçalves (PS), que pela primeira vez assume funções executivas na Câmara de Almada, vai assegurar as pastas das Finanças, Sistemas de Informação, Inovação e Territórios Inteligentes, Comunicação, Economia e Desenvolvimento Local e Turismo.
Por sua vez, Francisca Parreira (PS) continua com a pasta da Proteção Civil e Segurança, Atendimento ao Munícipe, Recursos Humanos, Património e Compras, Mercados e Meteorologia, além da Polícia Municipal.
Do lado da CDU, o vereador Luís Palma ficará encarregado da Intervenção na Saúde, através da Divisão de Intervenção na Saúde.
António Matos, que assume funções a tempo parcial, responde pela Intervenção Social, assumindo a Divisão de Intervenção e Ação Social.
Finalmente, a vereadora Helena Azinheira vai ficar responsável pelos pelouros da Higiene Urbana e Frota, englobando o Departamento de Higiene Urbana e a Divisão de Gestão e Manutenção da Frota.
Recorde-se que o PS, liderado por Inês de Medeiros, venceu as eleições autárquicas de 12 de outubro com 29% dos votos. A CDU foi a segunda força mais votada, com 20,6%. Tanto o PSD (19,3%) quanto o partido Chega (18,2%) elegeram dois representantes na Câmara Municipal, mantendo-se na oposição. Conheça o perfil dos vereadores que compõem o Executivo almadense aqui.
Novo ciclo político em Almada: saiba quem integra o Executivo Municipal 2025-2029
PS e CDU chegam a acordo para governação conjunta na Câmara de Almada


