No âmbito das Eleições Autárquicas 2025, o ALMADENSE colocou a mesma pergunta a todos os candidatos à Junta da União de Freguesias de Caparica e Trafaria: “Na sua opinião, quais são as três áreas mais urgentes de intervenção na freguesia e como propõe abordá-las?” Reunimos as respostas, de forma a que os eleitores conheçam melhor as propostas e prioridades de cada um.
Sandra Chaíça – Candidata PS

Maior proximidade
O Partido Socialista considera fundamental prosseguir a política de proximidade implementada no mandato que agora termina. É fundamental conhecer as reais necessidades da população de ambas as freguesias, aqueles que apresentam maiores índices de vulnerabilidade e continua a apoiar quem mais precisa. O exemplo da Comissão Social da Caparica e Trafaria é hoje reconhecido fora de portas e tem de ser um legado para manter e, sempre que possível, crescer.
Espaço Público, Limpeza e Património
A transferência de competências, proposta rejeitada na Assembleia de Freguesia por PSD, CDU e Chega, tem de ser uma realidade neste próximo mandato autárquico. É importante que esta junta de freguesia esteja munida das mesmas ferramentas e mecanismo que as restantes, para poder oferecer às populações aquilo que é um direito público, as ruas limpas, as ervas cortadas, o espaço público valorizado. Também o património local merece essa valorização, como é exemplo a Capela de São Tomás de Aquino que será requalificada nos próximos 4 anos.
Mobilidade e Saúde
É nossa intenção prosseguir o trabalho feito, aumentando o número de intervenções e reparações dos passeios. A melhoria dos pavimentos pedonais e o reforço da segurança junto das passadeiras irá permitir uma melhor mobilidade a todos aqueles que procuram uma mobilidade mais sustentável. A melhoria da oferta dos percursos cicláveis é também uma meta que pretendemos alcançar, bem como prosseguir a política de recuperar os espaços de recreio e desporto, quer para a promoção da saúde física, quer mental.