No âmbito das Eleições Autárquicas 2025, o ALMADENSE colocou a mesma pergunta a todos os candidatos à Junta de Freguesia da Costa da Caparica: “Na sua opinião, quais são as três áreas mais urgentes de intervenção na freguesia e como propõe abordá-las?” Reunimos as respostas, de forma a que os eleitores conheçam melhor as propostas e prioridades de cada um.
1Rui Spínola – Candidato PS

Rui Spínola é o candidato do PS. Foto: DR
Na minha opinião, as três áreas de intervenção mais urgentes na Freguesias da Costa de Caparica são claras.
Espaço Público: Ruas, passeios e jardins limpos e seguros. Propomos um plano de limpeza intensiva, mais papeleiras, reparação de passeios, reforço da segurança nas passadeiras e da sinalização rodoviária. Levantamento e eliminação de barreiras arquitetónicas para promover a acessibilidade para todos.
Apoio Social e Saúde: Temos idosos isolados, famílias carenciadas e falta de equipamentos de proximidade. É necessário o novo Centro de Saúde, obras nas escolas, um banco solidário de equipamentos médicos, reforço do apoio à saúde mental, plano de emergência para idosos, lançar programa de desporto inclusivo, combate ao insucesso escolar, ocupação juvenil com voluntariado e apoio às associações, uma Junta de Freguesia verdadeiramente aberta à comunidade.
Economia Local: A Costa não pode viver apenas do verão. É fundamental dinamizar o comércio local todo o ano, apoiar os pequenos negócios, os agricultores, os pescadores, promover uma marca identitária da Freguesia que valorize a sua identidade, novos eventos e criar um gabinete de apoio ao empreendedor.
Defendemos uma Junta proativa e reivindicativa, que não foge às suas responsabilidades, mesmo quando não são da sua competência.