14 C
Almada

Proteção Civil de Almada proíbe acesso aos pontões da Costa da Caparica devido à agitação marítima

IPMA prevê a possibilidade de ondas que podem atingir até 14 metros de altura máxima. 

 

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) lançou avisos meteorológicos para o distrito de Setúbal (que inclui o concelho de Almada), alertando para condições de agitação marítima nos próximos dias.

Assim, esta segunda-feira, dia 27 de janeiro, está em vigor até às 23h59 um aviso laranja devido à previsão de ondas de quadrante oeste com altura entre 5 a 7 metros, podendo atingir até 11 metros.

Já entre 28 de janeiro e 29 de janeiro (até à meia-noite), espera-se a formação de ondas de quadrante oeste, com altura significativa entre 5 e 7 metros, podendo atingir até 11 metros de altura máxima.

- PUBLICIDADE -
referencia

Segue-se um aviso amarelo de agitação marítima de 29 de janeiro à meia-noite até às 18h. Entre essa hora e as 3h de 30 de janeiro, o distrito de Setúbal estará sob novo alerta laranja, com ondas de noroeste que poderão atingir entre 5 e 7 metros, com altura máxima até 12 metros.

Por fim, a situação mais grave ocorre entre as 3h e as 6h de quinta-feira, 30 de janeiro, com o aviso vermelho de agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com altura entre 7 e 8 metros, podendo alcançar até 14 metros de altura máxima.

 

Proteção Civil encerra pontões da frente urbana de praias

Devido à agitação marítima, o acesso aos pontões da frente urbana de praias da Costa de Caparica foi proibido pelo Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de Almada. Ao mesmo tempo, a entidade recomenda aos cidadãos para evitarem “o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima e zonas ribeirinhas”, e também evitar passeios na praia, junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima. “Lembre-se que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras”, lê-se no site oficial da Câmara de Almada.

Enquanto decorrerem os avisos meteorológicos Laranja e Vermelho para agitação marítima, o SMPC pede ainda aos munícipes para não praticarem desportos náuticos; não praticarem a atividade de pesca desportiva e reforçarem a amarração, mantendo sob vigilância as embarcações atracadas.

Para mais informações, consulte o site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

- PUBLICIDADE -
referencia

 

Notícia atualizada no dia 28 de janeiro às 10h com informação sobre a alteração dos avisos meteorológicos. 

 

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-mrec

Últimas

PUBLICIDADE
referencia

Mais Notícias

PUBLICIDADE
EXPO-FCT2026_300x250px

Artigos Relacionados

Fogo Fogo celebram dez anos de carreira com concerto em Almada

Banda portuguesa sobe ao palco do Teatro Municipal Joaquim Benite no sábado, 31 de...

Carris Metropolitana transportou perto de 20 milhões de passageiros em Almada em 2025

Crescimento de mais de 11% face a 2024 aponta tendência de aumento na procura...

Depois de Ingrid, Almada em alerta devido à depressão Kristin

Ondulação forte e risco elevado junto à costa obrigam a restrições no acesso às...

Almada aprova orçamento de 209 milhões de euros para 2026

Documento foi aprovado com os votos do PS e da CDU, a abstenção dos...