15.9 C
Almada

Hospital Garcia de Orta vai retirar casos menos graves dos serviços de urgência

Quatro unidades hospitalares vão passar a encaminhar os casos de doença leve para os centros de saúde.

 

O Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai passar a afastar das urgências os casos de doença menos grave, de forma a reduzir a pressão daqueles serviços.

A informação é avançada esta sexta-feira pelo jornal Público, que adianta que os doentes não referenciados e triados com pulseira verde (pouco urgente) ou azul (não urgente) vão ser encaminhados para os centros de saúde da região, à semelhança do que já acontece na Unidade Local de Saúde (ULS) de Póvoa de Varzim-Vila do Conde.

Para além da ULS de Almada-Seixal (Hospital Garcia de Orta), também a ULS Lezíria (Hospital de Santarém), Tâmega e Sousa (Hospital de Penafiel) e Barcelos-Esposende (Hospital de Barcelos), vão implementar a medida.

- PUBLICIDADE -

Desta forma, pretende-se alargar o projeto “Ligue antes, salve vidas”, implementado pela anterior direção executiva do SNS, liderada por Fernando Araújo, que tinha como objetivo diminuir a utilização inadequada dos serviços de urgência hospitalar. A iniciativa visa incentivar os utentes a entrarem em contato com a linha telefónica do SNS 24 (através do número gratuito 808 24 24 24) antes de se dirigirem à urgência.

Caso os doentes decidam manter a ida às urgências por sua iniciativa, sem virem previamente referenciados, não serão atendidos nestes hospitais, mas terão uma resposta alternativa, como uma consulta nos cuidados de saúde primários no próprio dia ou no dia seguinte. As exceções são as pessoas com mais de 70 anos, as grávidas, os doentes acamados ou em cadeira de rodas, as vítimas de trauma e as situações psiquiátricas agudas, que serão sempre atendidas.

 

Urgência de obstetrícia fechada no fim de semana

A urgência de ginecologia e obstetrícia do Hospital Garcia de Orta volta a estar fechada este fim de semana, situação que se prolonga pelo menos até à próxima quinta-feira, dia 5 de setembro, indica o portal do SNS. Para além da unidade hospitalar de Almada, também as urgências de ginecologia e obstetrícia dos Hospitais de Setúbal e do Barreiro estarão encerradas durante os mesmos dias, deixando uma vez mais as grávidas sem acesso a qualquer serviço de urgência em toda a margem sul do Tejo.

Por este motivo, a Direcção Executiva do SNS pede às utentes para “ligarem sempre para a linha SNS24/SNS Grávida 808 24 24 24” antes de se dirigirem a um hospital. “A dificuldade em garantir equipas médicas neste fim-de-semana agravaram os constrangimentos em alguns serviços de urgência”, refere o organismo em nota de imprensa.

 

Foto: Maria João Morais (arquivo)

- PUBLICIDADE -
referencia

 

https://almadense.sapo.pt/mobilidade/associacoes-pedem-que-nova-via-do-ic20-seja-exclusiva-para-transporte-publico/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-mrec

Últimas

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Para além da praia: a resistência cultural da livraria “Poets & Dragons” na Costa da Caparica

Num território mais conhecido pela praia e pelo surf, a livraria The Poets &...

Convento dos Capuchos encerra por tempo indeterminado devido à tempestade Kristin

Câmara Municipal de Almada confirma danos no edifício e nos jardins, na sequência do...

Fogo Fogo celebram dez anos de carreira com concerto em Almada

Banda portuguesa sobe ao palco do Teatro Municipal Joaquim Benite no sábado, 31 de...

Carris Metropolitana transportou perto de 20 milhões de passageiros em Almada em 2025

Crescimento de mais de 11% face a 2024 aponta tendência de aumento na procura...