anuncio-farmacia-sobreda
23.3 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Maria das Dores Meira renuncia a mandato de vereadora na Câmara de Almada

Vereadora da CDU na Câmara Municipal de Almada desde 2021, Maria das Dores Meira renunciou ao mandato, sendo substituída pelo vereador Tiago Galveia.

 

Cabeça de lista pela CDU (PCP/PEV) à autarquia de Almada em 2021, Maria das Dores Meira renunciou esta semana ao mandato de vereadora sem pelouro que ocupava na Câmara Municipal de Almada. A informação foi avançada pelo jornal Setubalense, que adianta que a autarca estará a preparar uma nova candidatura à presidência da autarquia de Setúbal.

Na Câmara de Almada, Maria das Dores Meira, será substituída pelo vereador Tiago Galveia, adianta a agência Lusa, citando uma nota enviada pela formação.

Ainda à agência Lusa, Maria das Dores Meira assegurou que sempre foi “bem tratada pelos seus pares da CDU, pelos eleitos de todas as outras forças políticas representadas na câmara de Almada e pela população do concelho”, rejeitando que a renúncia ao mandato tenha estado motivada por qualquer problema.

- PUBLICIDADE -
fct-cientista

“Renunciei ao mandato porque entendi que tinha terminado um ciclo da minha vida, que decidi prolongar até às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. Agora vou entrar num período de reflexão para, eventualmente, iniciar um novo ciclo”, justificou Maria das Dores Meira, que foi presidente da Câmara Municipal de Setúbal entre 2006 e 2021.

A autarca assumiu a presidência da câmara de Setúbal em 2006, em substituição de Carlos de Sousa, que renunciou ao mandato. Pelas listas da CDU, Dores Meira ganhou as eleições autárquicas em Setúbal em 2009, vitória que repetiu por duas vezes, em 2013 e 2017, sempre com maioria absoluta e aumentando a percentagem dos votos.

Devido à lei de limitação de mandatos, em 2021 não se recandidatou a Setúbal, acabando por encabeçar a lista da CDU à presidência da Câmara de Almada, cidade na qual residia. Contudo, o objetivo não foi alcançado, com os comunistas conquistaram apenas 29,69 % dos votos, elegendo quatro vereadores, contra os 39,87 % obtidos pelo PS liderados por Inês de Medeiros, que elegeu cinco mandatos. Das mesmas eleições resultou ainda um eleito pelo PSD e um pelo Bloco de Esquerda.

De acordo com o Setubalense, Maria das Dores Meira poderá agora vir a candidatar-se novamente à presidência da Câmara de Setúbal como independente. Para isso, a autarca teria que se desvincular do PCP, partido no qual milita há mais de 40 anos. A informação, contudo, ainda não foi confirmada pela própria.

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/trabalhadores-da-amarsul-em-greve-a-2-e-3-de-maio/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Festas-piedade

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE
fct-cientista

Artigos Relacionados

Almada Green Market regressa ao Parque da Paz com foco na alimentação saudável e sustentável

Neste final de agosto, a nova edição do mercado sustentável convida os visitantes a...

Autárquicas 2025: Conheça os candidatos à Junta de Freguesia de Caparica e Trafaria

Corrida autárquica está lançada na Caparica e Trafaria, onde a atual presidente vai procurar...

Moradores contestam entrada do metro na Costa da Caparica: “é preciso bom senso”

Petição contra o traçado do metro já recolheu mais de mil assinaturas até ao...

Autárquicas 2025: apresentados os candidatos à União de Freguesias de Laranjeiro e Feijó

Caras novas disputam a presidência da união de freguesias, a única atualmente nas mãos...