Depois de se ter qualificado através do “play-off” para o seu primeiro Campeonato do Mundo Feminino (WWC), Portugal não conseguiu marcar a sua estreia no torneio com uma vitória, ao perder por 1-0 com os Países Baixos no primeiro jogo no Grupo E, no domingo. Várias jogadoras não conseguiram conter as lágrimas enquanto o hino nacional era tocado, com a avançado Jéssica Silva a concordar que estavam “um pouco ansiosas”. No entanto, não haverá desculpas quando a seleção enfrentar o também estreante Vietname na segunda partida, já que ambas as equipas querem um resultado positivo para prolongar a sua estadia no WWC. Os Portugueses estão ansiosos, e vão querer seguir os resultados em direto do Campeonato do Mundo Feminino.
O técnico Francisco Neto quer chegar ao último jogo contra os Estados Unidos “a depender apenas de nós”, mas para isso é preciso vencer aqui. A mais recente série de cinco jogos (V1, E2, D2) sugere que isso não é certamente um dado adquirido, mas tendo sofrido apenas dois golos nos últimos quatro jogos, uma defesa sólida deverá dar um impulso às suas esperanças de progressão.
O batismo de fogo do Vietname terminou com uma derrota por 3-0 contra as tetracampeãs americanas, o que talvez seja louvável, já que a seleção foi derrotada na contabilidade de remates por 27-0. O treinador Mai Đức Chung concordou com isso quando afirmou que a sua equipa “pode ser superada em habilidades, mas não em determinação e espírito”. Apesar do esforço, a derrota contra os Estados Unidos fez com que a equipa sofresse cinco derrotas consecutivas, sendo que nas últimas três sofreu 14 golos sem resposta!
No entanto, a equipa vietnamita pode ganhar alguma confiança, uma vez que venceu oito dos nove jogos (D1) que antecederam esta série de cinco derrotas. Em todas essas vitórias, os vietnamitas marcaram o primeiro golo antes dos 20 minutos de jogo, e uma nova entrada a todos o gás pode ser a chave para garantir um resultado positivo contra Portugal.
Jogadoras a observar: Francisca Nazareth, de 20 anos, é a jogadora mais jovem a estrear-se por Portugal e teve uma temporada brilhante pelo Benfica, assinando 24 golos e 15 assistências em 32 jogos. Ela vai tentar ultrapassar Trần Thị Kim Thanh, que defendeu um penálti contra os EUA e ajudou a manter o placar um pouco mais respeitável.
Hot stat: O Vietname não sofreu qualquer empate em 29 jogos (V18, D11).


