13.7 C
Almada

Almada debate em janeiro as políticas municipais de desporto

Associações desportivas do município participam em painéis de discussão sobre a melhoria das práticas de desporto e qualidade de vida do município.

 

O Fórum Municipal Romeu Correia vai receber, entre os dias 20 e 22 de janeiro, o Congresso de Desporto de Almada. Serão três dias de discussão, divididos entre painéis e conferências subordinados ao tema “Almada – Território do Desporto”.

O evento destina-se a “repensar as políticas do município relativamente ao desporto”, explicou Filipe Pacheco, vereador com o pelouro do desporto, durante a reunião de Câmara que decorreu esta segunda-feira.

Para isso, a Câmara de Almada, que organiza o evento, convocou “o movimento associativo desportivo do concelho, a academia, as empresas e os praticantes de desporto. Em suma, todos os munícipes que queiram ter uma palavra a dizer naquilo que é a construção da política do município na área do desporto”, afirmou o autarca.

- PUBLICIDADE -
referencia

Durante o congresso, o vereador vai também apresentar o Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo (PEDD), que será sujeito a discussão pública no evento. O documento tem como objetivo “preconizar a estratégia que a autarquia e os parceiros associativos desportivos pretendem estabelecer, hoje e num futuro a médio prazo, para o desenvolvimento dos níveis de participação desportiva e de atividade física”, além de criar programas focados na “melhoria da qualidade de vida através da criação e manutenção de hábitos de vida saudável e sustentáveis para os seus munícipes”, indica a CMA no seu site oficial.

Da programação, destaque para a conferência “O papel do Jogo, da Brincadeira e da Aventura na construção da Criança, do Desportista e do Cidadão” por Carlos Neto, “Observatório do Desporto e da Atividade Física: Imagem atual e tendências” por Mário Guimarães, da Universidade Lusófona, e ainda “Grandes Eventos Desportivos como fator de desenvolvimento local e desportivo – Case-study Costa Caparica” por Ocean Events.

Finalmente, haverá ainda lugar para exposições associadas, como é o caso de “Não percas o foco”, do grupo da Jovens em foco de Almada’22; e ainda “Conjugação de Almada”, pela Associação dos Amigos da Cidade de Almada.

As inscrições para o Congresso encontram-se abertas no site da Câmara Municipal de Almada até dia 17 de janeiro.

 

Com Maria João Morais

Foto cedida por JCMyro/JDM

- PUBLICIDADE -
referencia

 

https://almadense.sapo.pt/cultura/teatro-de-almada-apresenta-48-espetaculos-para-2023/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE
referencia

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Casa da Cerca celebra novo ciclo com inauguração de três exposições

Mostras marcam o início de um novo ciclo expositivo no espaço cultural situado em...

Para além da praia: a resistência cultural da livraria “Poets & Dragons” na Costa da Caparica

Num território mais conhecido pela praia e pelo surf, a livraria The Poets &...

Convento dos Capuchos encerra por tempo indeterminado devido à tempestade Kristin

Câmara Municipal de Almada confirma danos no edifício e nos jardins, na sequência do...

Fogo Fogo celebram dez anos de carreira com concerto em Almada

Banda portuguesa sobe ao palco do Teatro Municipal Joaquim Benite no sábado, 31 de...