10.2 C
Almada

Preço das casas em Almada duplica em cinco anos

Valor de compra de habitação familiar no concelho aumentou 97% desde o ano 2017.

 

O preço de venda das casas por metro quadrado em Almada duplicou desde 2017, segundo uma análise realizada pelo ALMADENSE com base nos dados dos relatórios dos preços da habitação divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE). No segundo trimestre de 2022, o preço médio por metro quadrado da habitação em Almada foi 2170 euros, o que representa uma subida de 97,3% quando se compara com o valor de venda praticado há apenas cinco anos, quando o valor de aquisição se situava nos 1100 euros por metro quadrado.

As estatísticas dos preços da habitação realizadas pelo INE avançam que, só no último ano, se registou um aumento de 17,9% no preço da habitação, uma vez que no segundo trimestre de 2021 o valor médio em Almada era 1840 euros por metro quadrado.

Em Portugal o preço médio é 1494 euros por metro quadrado, o que confirma o aumento de 17,8 % em relação ao período homólogo. As regiões com os valores mais elevados são o Algarve (2358 euros por metro quadrado) e a Área Metropolitana de Lisboa (2076 euros por metro quadrado). Apesar dos preços no concelho de Lisboa terem desacelerado moderadamente, o preço mediano da habitação aumentou face ao ano passado em todas as regiões do país.

- PUBLICIDADE -
referencia

 

Sobrevalorização dos valores de arrendamento

O último relatório relativo aos preços da habitação do INE indica ainda que os valores do arrendamento no país estarão sobrevalorizados relativamente aos valores de compra e venda de habitação. “A análise da relação entre os preços de aquisição de habitação e as rendas de novos contratos de arrendamento (12 meses terminados no 2º trimestre 2022), sugere uma sobrevalorização relativa dos valores de arrendamento, face aos valores dos preços da habitação, na maioria dos municípios das áreas metropolitanas”, aponta o documento.

Recorde-se que as rendas em Almada subiram mais de 25% nos últimos dois anos, sendo que o município se mantém como o quinto com os valores de arrendamento mais elevados no país. No segundo trimestre de 2022, as rendas em Almada situaram-se em 9,71 euros por metro quadrado. No mesmo período de 2020 o valor era 7,72 euros por metro quadrado.

O mesmo relatório avança que a análise estatística “demonstrou um crescimento relativo do mercado de transações face ao de arrendamento. Esta tendência manifestou-se na generalidade dos municípios da Área Metropolitana de Lisboa”.

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/rendas-em-almada-subiram-25-em-dois-anos/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Faleceu o escultor almadense Francisco Simões

Escultor natural de Porto Brandão, referência da arte contemporânea portuguesa, deu nome à Escola...

Petição contra pórtico da A33 na Charneca de Caparica soma mais de 5 mil assinaturas

Meta é atingir as 7.500 assinaturas, de forma a levar o tema a debate...

Presidenciais 2026: guia eleitoral para os almadenses

Portugueses deslocam-se às urnas este domingo para eleger o novo Presidente da República para...

Teatro contemporâneo chega a Almada com “Introdução à Minha Vida”

Espetáculo de Philip Ridley sobe ao palco do Auditório Osvaldo de Azinheira a 17...