11.2 C
Almada

Construção do Centro de Saúde do Feijó incluída no PRR

Plano do Governo prevê um investimento de cerca de dois milhões de euros, com a construção a ser executada entre janeiro de 2023 e dezembro de 2025.

A construção do esperado Centro de Saúde do Feijó foi incluída no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), revelou ao ALMADENSE o presidente da Junta de Freguesias do Laranjeiro e Feijó, Luís Palma. De acordo com o autarca, o plano do Governo prevê um investimento de cerca de dois milhões de euros na infraestrutura e de 167 mil euros em equipamento, com a construção a ser executada entre janeiro de 2023 e dezembro de 2025.

Considerada como prioritária para o concelho de Almada pelo Ministério da Saúde, a nova unidade foi assim inserida no PRR —o programa de investimentos destinado a repor o crescimento económico afetado pela pandemia— na tipologia “novas construções” da área da Saúde.

“A construção do Centro de Saúde do Feijó é essencial, sobretudo devido ao crescimento da população nas freguesias, mas também porque a unidade do Laranjeiro está sobrecarregada, com muitos utentes sem médicos de família”, frisou Luís Palma.

Atualmente, as freguesias do Laranjeiro e Feijó contam apenas com a unidade do Laranjeiro, que não consegue dar resposta a todas as necessidades da população, especificamente a 20 mil utentes sem médico de família e à população idosa, que se vê obrigada a deslocações para aceder aos cuidados de saúde primários. Quando a unidade do Laranjeiro foi construída, foi com o compromisso de que Feijó teria também a sua própria unidade, tendo a Câmara Municipal de Almada cedido um terreno localizado junto à Biblioteca Municipal José Saramago e ao edifício da Junta de Freguesia para a construção.

- PUBLICIDADE -
referencia

Quando questionado sobre a falta de recursos humanos na área da saúde e de que forma isso pode afetar o futuro posto, Luís Palma argumentou que a escassez de pessoal médico ”não pode ser um entrave às instalações físicas”. Para o autarca, estas “devem ser construídas e acompanhadas do devido investimento nos recursos humanos”.

Há mais de uma década que as populações, autarcas e a comissão de utentes de saúde defendem a construção de um a unidade de saúde no Feijó. O processo passou inicialmente por uma fase de recolha de assinaturas que deu corpo a uma petição intitulada “Pela Construção do Centro de Saúde no Feijó”, que foi levada à Assembleia da República. No dia seguinte foram aprovados três projetos de resolução apresentados pelos grupos parlamentares do Bloco de Esquerda, do Partido Ecologista “Os Verdes” e do Partido Comunista Português.

https://almadense.sapo.pt/cidade/escola-no-laranjeiro-sem-pavilhao-desportivo-ha-mais-de-tres-decadas/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-mrec

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE
EXPO-FCT2026_300x250px

Artigos Relacionados

Piscina Municipal da Charneca de Caparica encerrada entre 21 e 23 de janeiro

Intervenção nas tubagens obriga à suspensão temporária de todas as atividades aquáticas.   A Piscina Municipal...

Fim de semana sem triunfos para as equipas de Almada

Emblemas de Almada que disputam competição do distrito de Setúbal não conseguiram conhecer o...

António José Seguro lidera votação em Almada e disputa segunda volta com Ventura

Ex-líder socialista supera resultados nacionais no concelho, enquanto Ventura fica abaixo da média do...

Faleceu o escultor almadense Francisco Simões

Escultor natural de Porto Brandão, referência da arte contemporânea portuguesa, deu nome à Escola...