14.7 C
Almada

PS e CDU chegam a acordo para governação conjunta na Câmara de Almada

CDU vai contar com dois vereadores em regime de tempo inteiro e um vereador em regime de meio tempo no Executivo camarário, assumindo também a presidência dos SMAS.

 

O Partido Socialista e a CDU formalizaram um acordo de governação para a Câmara de Almada no mandato de 2025-2029. Com este entendimento, a CDU regressa ao executivo municipal, retomando responsabilidades que não exercia há oito anos, período em que permaneceu na oposição.

Este acordo assinala, assim, o regresso dos comunistas à gestão autárquica em Almada, desta vez em cooperação direta com os socialistas. Recorde-se que o PS, liderado por Inês de Medeiros, venceu as eleições autárquicas de 12 de outubro com 29% dos votos, elegendo quatro vereadores. A CDU ficou em segundo lugar, com 20,6%, garantindo três lugares no executivo.

A informação foi avançada pela CDU em comunicado de imprensa, no qual revela que contará com dois vereadores em regime de tempo inteiro e um em regime de meio tempo. Estes três eleitos juntam-se aos quatro vereadores do PS, que irão assumir em conjunto as funções executivas no município.

luis-palma-cdu1
Luís Palma (CDU) vai assumir funções executivas na Câmara de Almada. Foto: CDU Almada

Segundo o acordo, fechado esta segunda-feira, dia 17 de novembro, a CDU ficará responsável pela condução executiva dos pelouros de Higiene Urbana e Frota; Intervenção Social e Saúde; e Movimento Associativo e Casa das Associações. Além disso, os comunistas vão assumir a presidência dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS), cuja administração passará a integrar um vogal indicado pelo PS e um segundo vogal nomeado por mútuo acordo entre as duas forças políticas.

- PUBLICIDADE -
referencia

A solução alcançada integra os princípios enunciados no documento “Questões de Princípio”, apresentado pela CDU e que, segundo a coligação, contou com a concordância do PS.

A CDU indica que os seus vereadores aceitam ocupar pelouros mediante a garantia de um orçamento adequado às necessidades de investimento e manutenção das infraestruturas. Sublinha ainda que a base de entendimento “assenta na boa-fé entre os eleitos das duas forças políticas” e que os seus representantes vão analisar os Orçamentos e Planos de Atividades apresentados pela presidente da câmara, acompanhando a respetiva construção, execução e monitorização.

Em comunicado, os comunistas sublinham ainda que será realizada uma auditoria externa e independente ao universo municipal, abrangendo a Câmara Municipal de Almada, os SMAS e a empresa municipal WeMob, nos termos propostos pela CDU e consensualizados entre as duas forças políticas, e a concretizar com a maior brevidade possível”.

PSD rejeita integrar Executivo

Já o PSD Almada, optou por se manter fora do Executivo camarário, apesar do PS ter chamado a formação para “conversar para trabalhar em conjunto”, revelou ao ALMADENSE Paulo Sabino, presidente da concelhia.

Depois de nos últimos dois mandatos ter integrado acordos de governação em Almada em conjunto com os socialistas, o PSD decidiu este ano “não aceitar pelouros”.

“Queremos manter coerência”, sublinhou Paulo Sabino. “Chumbámos o orçamento de 2025 e decidimos não repetir os acordos alcançados em 2017 e 2021”. O vereador destacou ainda que o partido tem uma visão para o concelho “mais ambiciosa” e lamentou que as opções do PSD tenham “ficado na gaveta” durante os últimos mandatos.

Ainda assim, Paulo Sabino não fecha a porta ao diálogo. “Vamos trabalhar ponto a ponto, iniciativas que beneficiem os almadenses. Estamos sempre disponíveis para dialogar. Mas queremos manter a autonomia”, concluiu.

- PUBLICIDADE -
referencia

Novo ciclo político em Almada: saiba quem integra o Executivo Municipal 2025-2029

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

1 Comentário

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-mrec

Últimas

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Casa da Cerca celebra novo ciclo com inauguração de três exposições

Mostras marcam o início de um novo ciclo expositivo no espaço cultural situado em...

Para além da praia: a resistência cultural da livraria “Poets & Dragons” na Costa da Caparica

Num território mais conhecido pela praia e pelo surf, a livraria The Poets &...

Convento dos Capuchos encerra por tempo indeterminado devido à tempestade Kristin

Câmara Municipal de Almada confirma danos no edifício e nos jardins, na sequência do...

Fogo Fogo celebram dez anos de carreira com concerto em Almada

Banda portuguesa sobe ao palco do Teatro Municipal Joaquim Benite no sábado, 31 de...