Iniciativa europeia que visa promover a mobilidade ativa e um “espaço público mais seguro e acessível” decorre de 16 a 22 de setembro.
Pela primeira vez, a freguesia da Charneca de Caparica vai ter um papel central na Semana Europeia da Mobilidade de Almada, acolhendo um conjunto de iniciativas que visam dinamizar o espaço público e envolver a comunidade escolar.
O programa, que decorre de 16 a 22 de setembro, inclui conferências, mercado de rua, jogos tradicionais, workshops de urban sketching e passeios de bicicleta.
As atividades arrancam já esta terça-feira, dia 16, com o debate online “Mobilidade e Segurança das Crianças no Espaço Público”, com início marcado para as 18h.
Na Charneca, os palcos principais serão dois: a zona envolvente ao Parque Infantil da Quinta Nova, onde se concentram as atividades de rua, e a Escola Básica de Vale Rosal, que recebe iniciativas dirigidas à comunidade escolar. Alunos, professores e famílias são desafiados a refletir sobre modos de mobilidade e a experimentar opções sustentáveis.
Um dos momentos altos acontece no dia 19 de setembro, às 18h, com a apresentação, na Escola Básica de Vale Rosal, do projeto “SigAPÉ”, uma espécie de autocarro humano que organiza percursos pedonais seguros para alunos acompanhados por adultos.
O sábado, 20 de setembro, as iniciativas arrancam logo pela manhã e estendem-se por todo o dia. Entre as 9h e as 14h, a comunidade local dinamiza um mercado de rua junto ao Parque Infantil da Quinta Nova. Nesse mesmo dia, serão também apresentados aos moradores projetos de requalificação do espaço público do bairro da Quinta Nova.
Durante o dia, há atividades para todas as idades, com destaque para a presença do projeto Pedalar sem Idade, que convida os moradores a passear de trishaw pela freguesia; e para dois workshops de urban sketching, orientados por Mário Linhares e João Catarino. A programação inclui ainda uma atuação da Orquestra de Percussão do Colégio do Vale, jogos tradicionais, um tabuleiro gigante de xadrez e o VI Passeio de Bicicleta “Almada Cycle Chic”, um percurso de 10 quilómetros organizado pela loja Ciclística, com partida junto ao Parque Infantil da Quinta Nova.
Além disso, quem precisar de afinar a bicicleta poderá contar com a presença dos voluntários da Cicloficina e quem quiser aproveitar para requisitar livros, poderá dirigir-se à Biblioteca Itinerante de Almada.
No domingo, 21 de setembro, o destaque para o passeio de BTT dos Saltapocinhas.
A semana dedicada à mobilidade encerra na segunda-feira, dia 22, na Praceta José Viana, junto à Escola Básica. O programa inclui aulas de educação física com foco na utilização de bicicleta, jogos tradicionais, a iniciativa Ruas que Brincam, e o regresso da Pedalar sem Idade e da Cicloficina.
Segundo a Câmara Municipal de Almada, o objetivo desta edição passa por “envolver a escola e o bairro na construção de um espaço público mais seguro, acessível e acolhedor para todos”.
De forma a assegurar condições de segurança para a dinamização das ações de rua, haverá restrições à circulação automóvel, disponível para consulta neste link. A programação completa pode ser consultada aqui.
Autárquicas 2025: Corrida à Costa da Caparica com novos rostos e dois independentes