Atracada em Cacilhas, a Fragata D. Fernando II e Glória, apresenta de 6 de julho a 31 de dezembro uma exposição que relembra a história do navio.
A Fragata D. Fernando II e Glória, atualmente em Cacilhas, foi o último navio exclusivamente à vela a servir a Marinha Portuguesa. Agora, 60 anos depois do grande incêndio que quase a destruiu, terá patente a exposição “Renascer das Cinzas”, que relembra o momento e comemora, ainda, os 25 anos do restauro da Fragata, por ocasião da Expo 98.
A partir de dia 6 julho e até ao final de 2023, o público poderá conhecer o passado desta embarcação e o seu percurso até ao tempo atual. Lançada à água em 1843, a Fragata D. Fernando II e Glória é uma das fragatas mais antigas do mundo, tendo sido habilmente restaurada e transformada em navio-museu há 25 anos.
A mostra apresentará um documentário com testemunhos de quem viveu na primeira pessoa o episódio do incêndio, um pequeno espaço museológico alusivo à Obra Social Fragata D. Fernando II e Glória – onde rapazes de famílias sem capacidades económicas recebiam instrução de marinharia – e imagens que ilustram a vida a bordo do navio, o incêndio e o restauro.
Este navio de guerra navegou durante 33 anos, nos quais desempenhou um papel importante na “Carreira da Índia”, estabelecendo ligações marítimas regulares entre Portugal e o Estado Português da Índia.
A Fragata, além de sua importância histórica, é um tesouro cultural da memória marítima portuguesa e do seu povo marinheiro. Hoje, constitui um polo museológico relevante em Portugal, oferecendo aos visitantes a oportunidade de embarcar numa viagem pelo passado marítimo do país.
A exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo entre as 10h e as 18h ou, a partir de outubro, entre as 10h e as 17h.
A entrada permite visitar não só a exposição mas também os diversos espaços da Fragata; tem o valor de 5 euros, para os adultos, e de 2,50 euros para as crianças até aos 12 anos e seniores.
https://almadense.sapo.pt/cidade/companhia-portuguesa-de-pesca-memorias-de-um-olho-de-boi-a-fervilhar-de-vida/