Almada associa-se às celebrações da obra de David Lynch, um dos realizadores mais relevantes do cinema contemporâneo.
O Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça, em Almada, recebe durante o mês de setembro o ciclo “David Lynch – O Mistério como Matéria de Cinema”, uma oportunidade para redescobrir no grande ecrã alguns dos títulos mais marcantes do realizador norte-americano, falecido em janeiro deste ano. As sessões decorrem sempre às 21h.
O ciclo arranca a 3 de setembro com “O Homem Elefante” (1980), protagonizado por John Hurt e Anthony Hopkins, um retrato comovente da vida de John Merrick, um homem deformado condenado a uma vida de marginalização.
Segue-se “Eraserhead – No Céu Tudo é Perfeito” (1977), a 4 de setembro, obra de culto que lançou Lynch para a ribalta e permanece como um dos filmes mais inquietantes do cinema experimental.
O ciclo prossegue a 17 de setembro com “Lost Highway – Estrada Perdida” (1997), protagonizado por Bill Pullman e Patricia Arquette, um thriller labiríntico sobre identidade e culpa, onde um saxofonista é acusado de assassinar a sua mulher, Renée.
A programação encerra a 24 de setembro com “Inland Empire” (2006), filme com Laura Dern, uma obra que leva ao limite a estética onírica e desconcertante de Lynch.
Moradores contestam entrada do metro na Costa da Caparica: “é preciso bom senso”