Professora Isabel Catarino foi distinguida na primeira edição do Prémio de Inovação Pedagógica, com o projeto “Active Vibrations and Waves”.
A FCT NOVA, localizada na Caparica, conta com uma nova distinção na sua equipa. Isabel Catarino, autora do projeto “Active Vibrations and Waves”, acaba de receber o Prémio de Inovação Pedagógica da Universidade NOVA, que visa distinguir e incentivar as boas práticas pedagógicas e reforçar o compromisso institucional de reconhecer e premiar o talento para formar e ensinar.
O projeto da investigadora distingue-se através de novos métodos de ensino em salas de aula mais “ativos, personalizados e globais, comprovadamente mais eficientes que o modelo clássico da aula expositiva perante alunos passivos, e que não é adequado à atual época”, informa a entidade de ensino em comunicado.
Num contexto pós-pandemia, a forma como se dá aulas mudou muito e o estudo da docente da FCT NOVA pretende pegar no que muitos alunos viveram através do computador e trazer isso para as aulas presenciais. As aulas deste projeto focam-se nas sensações sonoras e tácteis para melhor ajudar os alunos a compreender ondas sonoras, por exemplo. Discussões, análises e equações são feitas através de jogos nos telemóveis dos alunos, que recebem pontuação ao estudar o material recomendado em casa. Assim, os alunos ganham gosto pelos conteúdos e são guiados através de toda a informação disponível usando várias ferramentas tecnológicas, conseguindo reter melhor a informação do que em palestras de dilúvios de informação.
Isabel Catarino refere que ser distinguida pelo seu trabalho é “bastante gratificante”, agora que estes novos métodos pedagógicos que ela tanto estudou durante décadas ganharam nova validação e que agora, “todos os alunos em atividade guiada, dentro e fora de aula, os alunos gostam mais e aprendem melhor” a matéria.
O Prémio de Inovação Pedagógica consiste na atribuição de uma bolsa de inovação pedagógica no valor monetário de 4.500 euros e até um máximo de cinco distinções honrosas no valor de 1.500 euros cada. Além de ter sido distinguida com o primeiro prémio, Isabel Catarino recebeu também uma menção honrosa pelo projeto “Active Introductory Experimental Physics during pandemics”, no âmbito das práticas pedagógicas implementadas em duas unidades curriculares na FCT NOVA.
https://almadense.sapo.pt/cidade/fct-nova-anuncia-mais-75-bolsas-para-consorcios-das-agendas-mobilizadoras/