anuncio-farmacia-sobreda
21.7 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Programa “O Meu Bairro” convida almadenses a participar na requalificação da cidade

Novo projeto pretende envolver os moradores na requalificação de dez espaços públicos. Tem a sua primeira sessão participativa já esta quarta-feira, 13 de março.

 

O Largo Manuel de Arriaga, na Trafaria, a Praceta Oliveira Martins, no Feijó e o espaço envolvente da Igreja de N. S. ª da Conceição, na Costa da Caparica são alguns dos locais escolhidos para receberem requalificação urbana no âmbito do novo programa “O Meu Bairro”, impulsionado pela Câmara Municipal de Almada. Trata-se de um projeto participativo que promove a requalificação do espaço público em diálogo com a comunidade. A primeira sessão participativa decorre já esta quarta-feira, 13 de março, às 18h, na Biblioteca Municipal Maria Lamas, na Caparica.

Este programa tem como objetivo “promover a qualificação urbana e paisagística, impulsionar a mobilidade ativa, a acessibilidade, o aumento de segurança e conforto urbano, a sustentabilidade, o acesso à arte pública e a redução das desigualdades na utilização do espaço público”, como pode ler-se na página da CMA.

“O Meu Bairro” já começou, com a identificação preliminar de dez espaços públicos, dois por cada união de freguesias, a que se seguem cinco sessões participativas, uma por cada área de intervenção. Durante as sessões participativas, os moradores vão poder fazer sugestões e propor novos espaços que gostavam de ver abrangidos pelo programa. Todos são convidados a participar.

- PUBLICIDADE -

“Pretende-se que as propostas contribuam para melhorar a vivência dos espaços físicos, como ruas, praças ou bairros, dinamizando o sentido de comunidade e cidadania, promovendo a inclusão e o contato com a arte pública”, explica ainda a autarquia.

Mais tarde, será escolhido um dos dois espaços identificados para intervenção, através da votação no site do programa, que vai estar disponível aqui. A votação, que acontece de 6 a 21 de abril, vai permitir aos munícipes escolher entre os dois espaços para cada área de intervenção, veiculando o princípio da cidadania ativa.

Num processo que é interventivo em todas as suas fases, depois de escolhidos os cinco lugares serão apresentadas ao público as diferentes propostas de intervenção, onde a comunidade pode voltar a partilhar as suas ideias e opiniões. Por fim, terá lugar a execução da obra, que conta com um processo de monitorização e cooperação com os almadenses, garantindo a prosperidade do espaço. Os locais a intervencionar podem ser descobertos através de um mapa interativo.

O programa desenvolve-se em parceria com as uniões de freguesia e com a freguesia da Costa da Caparica, contando com a participação de vários organismos municipais. Confira aqui as datas das próximas sessões participativas:

13 de março, 18h, Biblioteca Municipal Maria Lamas: debate sobre o Largo da Torre (Largo Bulhão Pato), no Monte de Caparica, e o Largo Manuel de Arriaga, na Trafaria.

20 de março, 18h30, sede da União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas: discussão sobre as intervenções na Rua Eduardo Tavares, na Cova da Piedade, e Rua Quinta da Horta/Rua Marquesa de Alorna, no Pragal.

22 de março, 21h, Auditório António Rodrigues Anastácio: debate sobre os espaços públicos Rua Abel Salazar/Rua Rafael Bordalo Pinheiro, na Charneca de Caparica, e Rua Vitor Péon, na Sobreda

- PUBLICIDADE -

1 de abril, 18h, Auditório Costa da Caparica: discussão sobre a intervenção na Rua Mestre Salvador Catita e Rua Mestre Adrião, Igreja de N. S.ª da Conceição e Av. 1.º Maio, na Costa da Caparica.

5 de abril, 21h, instalações da União de Freguesias de Laranjeiro e Feijó: debate sobre a intervenção na Praceta Bento Jesus Caraça, no Laranjeiro, e na Praceta Oliveira Martins, no Feijó.

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/marco-a-solta-traz-a-almada-voz-de-cama-de-tania-graca-e-ana-markl-e-ainda-musica-danca-debates-e-arte-urbana/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Festas-piedade

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Almada Green Market regressa ao Parque da Paz com foco na alimentação saudável e sustentável

Neste final de agosto, a nova edição do mercado sustentável convida os visitantes a...

Câmara de Almada pede inquérito para apurar causas das falhas no abastecimento de água

Presidente da Câmara de Almada reconheceu que durante o mês de agosto o concelho...

Fotogaleria: Música, diversão e energia n’O Sol da Caparica 2025

O Festival O Sol da Caparica volta a trazer música, cores e energia à...

Festival O Sol da Caparica 2025: como chegar e o que ver

Festival arranca esta quinta-feira. Visitantes têm várias opções de transportes e, dependendo do bilhete...