PSD conquista freguesia da Costa da Caparica. Vanessa Krause é a próxima presidente

Reviravolta na Costa da Caparica: PSD vence numa freguesia que passa a ter seis forças políticas, incluindo dois movimentos independentes.

 

O PSD conquistou este domingo a presidência da Junta de Freguesia da Costa da Caparica, com a candidata Vanessa Krause a tornar-se a mais votada. Beneficiando da divisão do eleitorado, os sociais-democratas alcançaram 22,7% dos votos e quatro mandatos. A freguesia terá agora uma Assembleia particularmente fragmentada, com a entrada de dois movimentos de cidadãos e representação de seis forças políticas.

O PS, liderado por Rui Spínola, registou uma queda significativa, perdendo praticamente metade dos votos, passando de 2.191 votos em 2021 (38,8%) para apenas 1.097 votos (17,3%), elegendo três representantes. A forte descida reflete a contestação local a projetos como o traçado do metro entre a Costa e a Trafaria, os cortes de água durante o verão ou problemas relacionados com higiene urbana.

A noite eleitoral ficou ainda marcada pela estreia de duas candidaturas independentes na Assembleia de Freguesia da Costa da Caparica. Entre estes, o mais votado foi o movimento “Futuro da Costa”, encabeçado por Pedro Félix, que ficou em terceiro lugar com 16,3% e elegendo dois mandatos.

A lista ficou à frente do Chega, que alcança o quarto posto com 15,2% e também dois eleitos, entre eles o candidato João Pereira.

- PUBLICIDADE -
Piaget-MREC

Segue-se o outro movimento independente, intitulado “Mais Costa”, liderado por Sérgio Sousa, que consegue obter 10,7% e elege um mandato. Finalmente, a CDU também perde praticamente metade dos votos alcançados há quatro anos, fechando a Assembleia com 9% e um eleito, o cabeça de lista Pedro Duarte.

Por fim, a coligação Almada em Comum (4,1%) e a Iniciativa Liberal (2,2%) ficam sem representação na Assembleia.

 

 

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
metro-campanha

Últimas

PUBLICIDADE
FCT-DJ-HP

Mais Notícias

PUBLICIDADE
botija-laranjeiro

Artigos Relacionados

Pedro Matias eleito para a Comissão Nacional do PS

Presidente da Junta de Freguesia da Charneca de Caparica e Sobreda integra lista apresentada por José Luís Carneiro.

Inês de Medeiros lidera Comissão Nacional do PS

Autarca de Almada encabeçou a lista apresentada por José Luís Carneiro no Congresso socialista que decorreu este fim de semana em Viseu.

Reuniões públicas em Almada passam a mensais, sob contestação da oposição

Medida reduz para metade o número de reuniões abertas à população e gera críticas dos vereadores de todos os partidos da oposição.

Seguro vence em todas as freguesias de Almada com resultado acima da média nacional

Candidato mais votado no concelho alcança 70,79% dos votos, impondo-se em todas as freguesias.   António...