anuncio-farmacia-sobreda
18.6 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Legislativas 2025: PS segura primeiro lugar em Almada, AD sobe e Chega é terceiro

Apesar da derrota a nível nacional, os socialistas conseguiram segurar primeiro lugar em Almada, embora tenham obtido menos 6600 votos do que há um ano. Concelho confirma fragmentação em três grandes blocos partidários.

 

O Partido Socialista (PS) manteve-se como o partido mais votado no concelho de Almada nas Eleições Legislativas realizadas este domingo, dia 18 de maio, embora tenha recuado seis pontos percentuais em relação ao resultado obtido em 2024. O partido liderado por Pedro Nuno Santos alcançou 26,28% dos votos (perto de 26 mil votos), o que compara com os 32% (32 mil votos) obtidos no escrutínio do ano passado.

A coligação Aliança Democrática (AD) segura o segundo lugar no concelho, mas alcança um reforço em percentagem e em votos. A formação encabeçada por Luís Montenegro, conseguiu 22,9% dos votos no conjunto das freguesias de Almada, acima dos 19,3% obtidos há um ano.

O Chega é o partido que mais sobe no concelho, conquistando 21,5% dos votos. Desta forma, a formação de André Ventura situa-se cinco pontos percentuais acima dos 16,8% registados nas Legislativas de 2024.

 

- PUBLICIDADE -
fct-escola-verao
resultado-legislativas
Resultado das Legislativas em 2025 em Almada. Fonte: Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna

O Livre é o único partido que cresce à esquerda, subindo dos 5,3% há um ano para os 7,2%. A formação de Rui Tavares consegue mesmo ultrapassar a CDU (PCP-PEV), que alcança 6,7%, o que representa uma pequena descida em relação às últimas eleições, em que o partido de Paulo Raimundo obteve perto de 7% dos votos.

Segue-se a Iniciativa Liberal que, com 5,9% dos votos, mantém o sexto lugar no concelho, com um resultado em linha com o anterior (de 5,7%).

Já o Bloco de Esquerda, liderado por Mariana Mortágua, regista uma queda acentuada, de 6% para 2,8%. A formação situa-se perto do PAN, que obteve 2,1%, abaixo dos 2,7% alcançados em 2024.

Quanto à abstenção no concelho de Almada, situou-se nos 35%, em linha com o registado no território nacional.

 

Chega vence no distrito de Setúbal

O Chega afirmou-se este domingo como primeira força política no distrito de Setúbal, afirmando-se como o partido mais votado em sete dos 13 concelhos que compõem o círculo eleitoral. Almada destacou-se, assim, como uma das exceções, ao lado do Barreiro, Alcochete, Alcácer do Sal, Grândola e Santiago do Cacém — os únicos seis concelhos onde o Chega não venceu. Nestes, o PS manteve a liderança, com exceção de Alcochete, onde a vitória foi para a Aliança Democrática (AD).

O resultado permitiu ao Chega eleger seis deputados pelo distrito de Setúbal, encabeçados por Rita Matias. Já o PS e a AD empataram, com cinco eleitos cada, enquanto que a CDU, o Livre e a Iniciativa Liberal elegem um cada. Pela primeira vez em dez anos, o Bloco de Esquerda não elege no círculo eleitoral.

- PUBLICIDADE -

 

PS à frente em três uniões de freguesia

Analisando os resultados eleitorais por freguesia, verifica-se que o PS se mantém como primeira força em três das uniões de fregusia: Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas com 28,4%, no Laranjeiro e Feijó com 28,5% e na Caparica e Trafaria com 28,6%. Já na Charneca de Caparica e Sobreda, venceu a AD com 27,5%, que também ficou à frente na Costa da Caparica com 26,6%.

Desta forma, o partido Chega não alcança a vitória em nenhuma das uniões de freguesia de Almada, mas foi segundo em duas: Laranjeiro e Feijó com 24,1% e na Caparica e Trafaria com 27,2%. Já o PS, foi a segunda força mais votada na Costa da Caparica com 23,8% e na Charneca de Caparica e Sobreda com 22,2%. Quanto à AD, foi segunda apenas na união de freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas com 21,8%.

Os resultados completos podem ser consultados no site da Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna.

 

Pint of Science em Almada: três noites de conversa com cientistas num bar

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

2 Comentários

  1. Já nas Autárquicas, não acredito que o PS ganhe. O Chega, vai arrasar em Almada . O PS nada fez e nada faz pela cidade . É chamada uma zona de conforto para a Presidente. A cidade cada vez mais é uma cidade dormitório, morta, sem vida própria. Existem vilas alentejanas que tem mais vida que a cidade de Almada com 170.000 habitantes .

    • Fez e Faz! Olhe bem para o que já gastou até hoje no mercado de Almada! Só para WCs (4) há já 4 anos foram 69000 euros! E Agora? Continua a Festa numa Praça Central toda esburacada, passeios que servem para os velhos caírem (a CM mais amiga dos Ortopedistas!) Lixo é uma Maravilha, etc. E, para terminar, até havia mais, vejamos o que esta CM está a gastar nas praias entre a praia do rei e a bela vista! Uma vergonha. A dois dias de começar a época balnear e é agora que pela terceira vez se anda a brincar com a paciência dos vareneantes naquele local! E tente saber o custo da “Empreitada”!?? Nada!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
fct-verao-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE
Mestrados-MREC

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Câmara de Almada inaugura parque de estacionamento em Cacilhas

O equipamento tem capacidade para 110 veículos e será gerido pela WeMob.   Cacilhas vai passar...

Concurso “Sabores de Almada 2025” regressa com diversidade gastronómica a votação

Da cozinha tradicional portuguesa à cozinha de autor, passando pela gastronomia internacional e pelas...

Gregory Bernard e o sonho de devolver o icónico Transpraia à Costa da Caparica

Parado desde a pandemia, o Transpraia poderia voltar a circular já no próximo verão....

Santos Populares 2025: Roteiro para viver os arraiais em Almada

O mês mais bonito do ano chegou a Almada, trazendo consigo o cheiro a...