Transtejo recebe visto do Tribunal de Contas para avançar com nova frota

Novos navios deverão começar a chegar ao Tejo em abril de 2022. Os restantes serão entregues até ao final do primeiro trimestre de 2024.

 

A Transtejo recebeu esta sexta-feira, 19 de março, o visto prévio do Tribunal de Contas relativo ao contrato de fornecimento dos dez navios elétricos celebrado com o estaleiro asturiano Gondán, informou a transportadora em comunicado.

Desta forma, está concluído o processo legal que antecede a concretização do projeto de renovação da frota de navios que irá, a partir de 2022, operar nas ligações fluviais entre Lisboa e Cacilhas, Montijo e Seixal.

Com um valor global de 52 milhões de euros, o contrato pretende dotar a operadora de transporte público fluvial do Tejo de “uma frota de navios ambientalmente sustentável, movida por sistema de propulsão 100% elétrico, com consumos energéticos inferiores às dos navios atuais e sem emissões de GEE (em 2019, o consumo de gasóleo foi de cerca de 5 milhões 249 mil litros correspondente à emissão de 13 122 toneladas de CO2), em linha com a estratégia nacional para a descarbonização”, adianta a Transtejo.

 

Navios previstos a partir de abril de 2022

A Transtejo mantém a previsão de receber “o navio Leader até 30 de abril de 2022, três navios até final de 2022, outros quatro navios ao longo de 2023 e os restantes dois navios até ao final do primeiro trimestre de 2024″. Tal como o ALMADENSE avançou em janeiro, a transportadora beneficiou do levantamento da suspensão da compra das embarcações elétricas feita pelo Tribunal, o que permitiu manter o calendário previsto para a recepção dos navios.

Em causa estava o pedido de impugnação judicial ao procedimento concursal feito em dezembro de 2020 pelos Estaleiros Navais de Peniche, que alegavam problemas de segurança no carregamento das embarcações que vão substituir os atuais cacilheiros.

 

Transtejo inicia em junho requalificação do Terminal de Cacilhas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *