Transtejo lança concurso para compra de baterias para 9 navios elétricos
Depois da polémica em torno da compra das baterias motivada pelo chumbo do Tribunal de Contas, o Governo lança agora um concurso público no valor de 16 milhões de euros.
A Transtejo lançou um concurso público internacional com vista à “aquisição de 9 packs de baterias marítimas para 9 dos 10 novos navios elétricos em construção”, informou a operadora fluvial em comunicado.
O concurso tem um valor base de 16 milhões de euros e tem por objeto assegurar o fornecimento de energia aos 9 navios de propulsão elétrica que vão “integrar a nova frota destinada a assegurar o serviço público de transporte fluvial de passageiros entre as duas margens do rio Tejo”, nas ligações de Cacilhas, Montijo e Seixal, destacou a Transtejo.
Recorde-se que a compra, por ajuste direto, das baterias elétricas para os novos barcos da Transtejo (no valor de 15 milhões de euros), foi chumbada em março pelo Tribunal de Contas, que criticou a medida e culpabilizou a administração da empresa pública, que acabou por apresentar a demissão.
“A Transtejo comprou um navio completo e nove navios incompletos, sem poderem funcionar, porque não estavam dotados de baterias necessárias para o efeito. O mesmo seria, com as devidas adaptações, comprar um automóvel sem motor”, lia-se no acórdão, então publicado pelo TdC.
Agora, com o novo procedimento, a Transtejo pretende disponibilizar os 9 packs de baterias marítimas aos estaleiros asturianos Gondán, para a instalação nos 9 navios em construção. O contrato celebrado com os estaleiros asturianos prevê a construção de um total de 10 navios elétricos pelo valor de 52,4 milhões de euros. Intitulado “Cegonha-Branca”, o primeiro navio da nova frota (único comprado com a bateria) já se encontra em Cacilhas.
Ao mesmo tempo, está em curso a construção de cinco estações de carregamento, que serão instaladas nos terminais fluviais de Cacilhas, do Seixal, do Cais do Sodré e do Montijo.
Tribunal de Contas chumba compra de baterias elétricas para os novos barcos da Transtejo