Trabalhadores do metro de Almada em greve nos dias 19 e 20 de outubro

Utentes do Metro Transportes do Sul vão enfrentar constrangimentos durante dois dias.

 

Os trabalhadores do Metro Transportes do Sul (MTS), que serve os concelhos de Almada e Seixal, vão estar em greve na próxima quarta e quinta-feira (dias 19 e 20 de outubro), o que deverá provocar fortes perturbações na circulação.

A paralisação foi convocada pelo Sindicato dos Maquinistas (SMAQ), com o objetivo de retomar as negociações com a empresa de forma a “alcançar um Acordo de Empresa que vá ao encontro das reivindicações dos trabalhadores”, disse ao ALMADENSE Paulo Mendes, membro da direção do sindicato.

Em concreto, os maquinistas exigem aumento de salários, progressão na carreira e melhor manutenção dos equipamentos.

- PUBLICIDADE -
referencia

A paralisação vai decorrer entre a meia-noite de 19 de outubro e as 24h de dia 20 a todo o serviço. Também se prevê que, entre as 00h de 18 de outubro e as 24h do dia 21, os maquinistas façam greve aos serviços suplementares, como é o caso do trabalho em dia de descanso semanal e dos serviços com duração superior a oito horas.

O sindicato, que representa mais de 50% dos trabalhadores da empresa, avança que tentou chegar a um Acordo de Empresa com a Metro Transportes do Sul (MTS) pelas vias legais disponíveis. “Perante a recusa da MTS em negociar, foi solicitada à Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) que moderasse o processo de conciliação, que a MTS também rejeitou”.

“Perante este cenário, e esgotadas todas as possibilidades de diálogo com a empresa, os trabalhadores da MTS representados pelo SMAQ recorrerão à greve”, esclarece o sindicato.

Recorde-se que a Metro Transportes do Sul opera as ligações do metro ligeiro de superfície em Almada e no Seixal desde 2007, o primeiro troço, e desde 2008 a rede atual.

 

Com Maria João Morais

 

- PUBLICIDADE -

https://almadense.sapo.pt/cidade/rendas-em-almada-subiram-25-em-dois-anos/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
TML-anuncio

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Executivo de Almada enfrenta moção de censura na Assembleia Municipal

Moção tem garantido o voto favorável do Chega e da Iniciativa Liberal. Já o Partido Socialista, anunciou que votará contra, acusando a oposição de estar a "instrumentalizar politicamente" a situação.

Reservas de água em Almada recuperam para 55%, segundo atualização dos SMAS

O novo painel informativo passa a apresentar apenas os valores globais das reservas de água no concelho, deixando de ser possível consultar os níveis de reserva nas várias Áreas de Influência de Reservatório (AIR).

“O Rei da Farândola” eleito Espetáculo de Honra 2026 pelo público no Festival Almada

Espetáculo protagonizado pelo cantor e ator Ángel Ruiz, apresenta uma viagem ao século XVII espanhol. Regressa ao Festival de Almada em 2027.

Casa da Cerca em Almada inaugura quatro exposições de arte contemporânea

A Casa da Cerca inaugura este sábado, 18 de julho, uma nova temporada de exposições, reunindo quatro propostas de arte contemporânea que ocuparão diferentes espaços do centro até novembro.