Quarta-feira, Junho 12, 2024
MobilidadeOutros Destaques

Semana da Mobilidade fecha ao trânsito zona antiga da Costa da Caparica

Em 2023, Almada volta a associar-se à iniciativa “Semana Europeia da Mobilidade”, através de um programa que conta com passeios, debates, concertos e atividades para os mais novos. Este ano, a iniciativa centra-se na Costa da Caparica, onde haverá restrições de trânsito, com o objetivo de devolver a rua às pessoas.

 

De 16 a 22 de setembro, decorre em Almada a Semana Europeia da Mobilidade, com o slogan “Combina e Move-te!”. A programação será diversa, incluindo três dias experimentais de espaço fechado ao trânsito automóvel na zona antiga da Costa da Caparica, convidando as pessoas a usufruir do espaço público.

No sábado, dia 16, a partir das 9h, e até às 19h do domingo, dia 17, estarão fechadas ao trânsito as ruas circundantes ao Mercado Municipal da Costa de Caparica, a Av. da República e uma parte da Av. Movimento das Forças Armadas. Na sexta-feira, dia 22 de setembro, as mesmas ruas voltam a tornar-se pedonais entre as 8h e as 23h. O estacionamento será também afetado, estando condicionado durante toda a semana da iniciativa.

Publicidade
fct-cientistas

Durante o fim de semana, a população é convidada a participar nas diversas atividades de rua em torno da zona antiga da Costa da Caparica, onde haverá um mercado com produtos locais, uma mostra de mobilidade sustentável – onde os participantes podem experimentar bicicletas de carga e para transporte de pessoas idosas, velocípedes partilhados, ou mesmo reparar as suas bicicletas e outros equipamentos com a assistência da Cicloficina de Almada.

As famílias e crianças podem brincar nas ruas de jogos do Brincapé, com diversos jogos tradicionais à sua disposição, ou trazer os seus próprios materiais e traçar brincadeiras a giz. Haverá ainda atividades desportivas, como caminhadas, passeios e aulas de bicicleta para todas as idades, espectáculos e concertos.

No domingo, tem lugar a tertúlia “Ruas Vivas”, onde um conjunto de especialistas em intervenção comunitária e em espaço público, entre os quais a artista almadense Pitanga, partilham a sua experiência de trabalho e trazem ideias e inspiração para o futuro das ruas de Almada. Todas as pessoas podem participar no inquérito “A rua que gostávamos de ter”, promovido pela Câmara Municipal de Almada, que pretende auscultar a população sobre a temática da mobilidade e espaço público.

No dia 19, realiza-se um workshop sobre mobilidade em bicicleta, que pretende auscultar a população e perceber qual a experiência dos que usam este meio de transporte na cidade.

No dia 20, será realizada a sessão “Os Transportes na agenda para uma Almada neutra em Carbono 2050”, que contará com intervenções de vários responsáveis dos meios de transporte usados diariamente em Almada. No dia 22 de setembro, Dia Europeu sem Carros, regressa-se ao centro histórico da Costa de Caparica para a conferência “Ruas Vivas”, das 10h às 13h, que pretende explorar as novas possibilidades de adaptar e transformar as ruas tendo em vista os desafios vividos na cidade. Serão ainda apresentados alguns projetos em curso ou planeados para o território de Almada.

 

Atividades 16 e 17 Setembro na Costa da Caparica

 

16 SETEMBRO

– 9h-12h: Caminhada “Bem-vinda SEM 2023” – informação e inscrições aqui

– 9h-12 e/ou 16h-18h: Aprender a andar de bicicleta – informação e inscrições aqui

– 10h, 11h e 12h: Workshop “Como será envelhecer?” da Pedalar sem Idade

– 10h30-12h30 ou 15h30-17h30: Workshops Urban Sketching – inscrições aqui

– 11h30: Porbatuka

– 14h20: Hip Hop “The Future Iz Us”

– 14h30: Celebração dos 10 anos de Ciclística em Almada

– 15h00: Tertúlia “A Cidade das Crianças” da Biblioteca Aletria

– 15h40: Hip Hop “The Future Iz Us”

– 16h: Documentário “Almada Atlântica, Mar da Minha Terra” e debate com o autor Luís Quinta

– 17h30-19h30: IV Passeio de bicicleta “Almada Cycle Chic” – informação e inscrições

– 19h: Flamenc’a Sul

– 20h: Dj Nibius

 

17 SETEMBRO

– 8h30-12h: Passeio de Bicicleta “Os Saltapocinhas BTT” – informação e inscrições

– 10h: Apresentação do projeto “Sun4All – Energia solar para Todos”

– 10h30-13h: Terra-Mar Lab: Mapeando ideias para uma mobilidade feliz – inscrições aqui

– 11h: Orquestra de Foles

– 14h30: Celebração dos 10 anos de Ciclística em Almada

– 14h30-15h30: Bike Tour com limpeza urbana na zona Costeira com The Trash Traveler – informação e inscrições

– 15h, 16h e 17h: Workshop “Como será envelhecer?” da Pedalar sem Idade

– 15h: Stonebones & Bad Spaghetti (Bluegrass)

– 15h00: Tertúlia “A Cidade das Crianças” da Biblioteca Aletria

– 16h: Documentário “Trash Cycle” e debate com o autor The Trash Traveler

– 17h: Tertúlia “Ruas Vivas” , com a participação de Diogo Salvador (Estuário Coletivo), Joana Pitanga (artista de intervenção urbana) e Sandra Fernandes (Fundação Gonçalo da Silveira), com moderação de Ana Cristina Pais (CMA)

– 18h30: Workshop de Danças Tradicionais Europeias

 

O programa completo da Semana Europeia da Mobilidade pode ser consultado aqui.

 

Castelo de Almada e Paços do Concelho abrem portas para visitas guiadas

Publicidade
FCT-gif-2

0 Comentários

  • Está previsto para quando mais limpeza na costa? É isso que faz falta. Esta a palhaçada pode esperar, limpeza em primeiro e depois festa.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *