Já é possível viajar no metro de Almada com a aplicação MB Way
Nova solução de pagamento da Metro Transportes do Sul permite aos passageiros viajar utilizando apenas com o telemóvel. A compra do bilhete é feita a partir da leitura de um código QR e custa 85 cêntimos – o preço habitual de uma viagem.
A Metro Transportes do Sul (MTS) é a primeira operadora de transportes na Área Metropolitana de Lisboa a possibilitar a compra de bilhetes através da aplicação MB Way. A medida, que procura aumentar a facilidade no acesso ao serviço do metro, funciona com a leitura de um código QR presente nas estações, deixando de ser necessário adquirir um cartão de transporte físico com custo adicional.
Ao longo das 19 estações da rede do metro, os passageiros podem encontrar um código QR e utilizá-lo para efetuar o pagamento na aplicação MB Way. A aquisição do título de viagem deve ser feita antes da utilização do metro, na estação de partida. A partir do momento de compra, o bilhete tem um prazo de uma hora. Para o caso de ser necessário apresentar informação a um agente de fiscalização que confirme a compra do título de viagem, é possível verificar toda a informação do bilhete adquirido e da viagem a realizar na opção “Atividade” do MB Way.
Este sistema, desenvolvido pela Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), chega ao metro que faz a ligação entre os concelhos de Almada e Seixal após ter sido implementado em 2022 nos autocarros da STCP, no Porto. Os métodos de pagamento por MB Way têm-se vindo a desenvolver com o avanço da tecnologia móvel e estão agora presentes em áreas como a restauração, transportes ou em diversas lojas online, melhorando a acessibilidade e simplificando os processos de pagamento e utilização de serviços.
No que diz respeito ao tratamento de dados, a MTS afirma ter adotado as medidas adequadas para que a recolha e o tratamento dos dados pessoais através da aplicação sejam feitos de acordo com a Lei de Proteção de Dados. É possível consultar o guia de utilização, bem como respostas a perguntas sobre o funcionamento deste novo método de pagamento, na seguinte página do site oficial da MTS.
Carris Metropolitana: Flexibus regressa à zona histórica de Almada