Divulgados horários das novas linhas da Carris Metropolitana em Almada, Seixal e Sesimbra

TST e Carris Metropolitana divulgaram os horários e percursos completos das linhas que entram em vigor no próximo dia 1 de julho nos concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra. Arranque do serviço “será feito faseadamente”.

 

A Transportes Sul do Tejo (TST) divulgou no seu site os horários das novas linhas de transporte rodoviário que entrarão em vigor no próximo dia 1 de julho, sob a marca Carris Metropolitana. No que diz respeito ao serviço no concelho de Almada, os horários e percursos completos estão disponíveis em PDF nesta página. Foram também divulgados os horários referentes aos concelhos do Seixal e Sesimbra.

Entretanto, também a Carris Metropolitana disponibilizou no seu site os horários e percursos completos das novas carreiras da Área 3, que entram em funcionamento esta sexta-feira. A ferramenta disponibilizou também a opção “Saiba quando o autocarro passa na sua paragem”, que permite clicar numa paragem para conhecer o horário em que o autocarro está agendado para aquele local. Veja o exemplo:

 

saiba-quando-autocarro

 

No entanto, o arranque do serviço Carris Metropolitana será inicialmente “feito faseadamente, com as novas linhas a entrarem em funcionamento a partir do dia 1 de julho e ao longo dos próximos meses”, adiantou a operadora em comunicado.

Embora se preveja que o novo serviço de transporte público só esteja a funcionar 100% a partir do início do próximo ano, a operadora garante que “haverá mais circulações do que as atuais” já a partir do dia 1 de julho, bem como “novas linhas, a implementar gradualmente à medida que os motoristas concluam a sua formação”.

Os horários em vigor no dia 1 de julho serão realizado de acordo com o “Período de Verão”, explicou ainda a TST, pelo que “será esta oferta de serviços que deverá consultar para programar as suas viagens”.

Para os utentes com dúvidas, foi também disponibilizada uma linha de apoio, através do número 210 418 800.

 

Novas linhas começam com o número 3

“Com uma rede desenhada pela Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) e pelas Câmaras Municipais envolvidas, as linhas da TST vão ter a numeração a começar por 3”, sublinhou a TST no seu site.

No que diz respeito às carreiras intermunicipais, de notar que as que começam com o número 35 dizem respeito às linhas que atravessam o concelho de Almada e envolvem outros concelhos. Já as ligações entre os concelhos de Almada e Lisboa, começam com o número 37.

As novas carreiras são assinaladas com a cor azul quando se trata de uma “Linha Próxima” e com a cor vermelha quando se trata de uma “Linha Longa”.

No total, foram divulgados os horários de 35 linhas no concelho de Almada, sendo que algumas das estreias anunciadas não se encontram ainda disponíveis, como é o caso da nova ligação entre Costa da Caparica e o Cais do Sodré (linha 3708) ou da carreira entre o Centro Sul e Algés (linha 3701).

Confirma-se, no entanto, a eliminação dos autocarros que faziam a ligação entre a margem sul e a Praça do Areeiro, em Lisboa (atuais 160 e 161). A partir do próximo dia 1 de julho, estas linhas serão substituídas por ligações a Sete Rios.

Em circulação nos três concelhos estarão os 290 autocarros amarelos que foram este sábado entregues oficialmente pela Iveco à TST. A estes juntam-se os 49 veículos recondicionados pela empresa, prefazendo uma frota de 339 autocarros, equipados com wi-fi, ar condicionado e pontos de carregamento USB.

 

Notícia atualizada a 3 de julho.

 

Transtejo repõe ligação fluvial entre a Trafaria e Belém

Carris Metropolitana: Almadenses descontentes com o fim das carreiras para o Areeiro

Apoie-almadense

27 Comentários

  • Junho 26, 2022 at 11:31 am
    Permalink

    A carreira Almada/Lisboa-Areeiro (160) serve inúmeros passageiros que, ao longo dos anos, deixaram de utilizar a que terminava na Praça de Espanha e agora termina em Sete Rios (152).
    Aparentemente, pelas novas carreiras, mantem-se esta 152 e suprime-se a 160.
    É um grande transtorno para quem está habituado a ir até ao Campo Pequeno e, especialmente, para quem costuma ir até ao Areeiro.
    Sete Rios fica muito longe dos dois locais indicados e, além disso, muitas pessoas não têm passe, o que agrava seriamente os custos.
    Solicita-se seja ponderada a possibilidade de manter a carreira 160.
    Obrigado

    Responder
    • Junho 27, 2022 at 3:00 pm
      Permalink

      Preciso de saber que se o 167 e o 133 ainda se vão manter? Principalmente o 167, que faz percurso do Forum Almada para a Costa… começo a achar que já nem pela a minha paragem irá parar. É suposto isto vir para somar e não subtrair o que já tínhamos… Puff!!!

      Responder
      • Julho 3, 2022 at 8:20 am
        Permalink

        A 123 deixou de existir. Com tanta gente a utilizar, é uma falta de respeito. Como vão trabalhar?

        Responder
    • Julho 14, 2022 at 3:48 pm
      Permalink

      Não se consegue perceber nada das carreiras que substituem e horários. Há muita falta de informação.

      Responder
    • Julho 23, 2022 at 6:33 am
      Permalink

      Bom dia, gostaria de saber: vocês aumentam os autocarros para turistas. São eles que trabalham para a economia do país, pagam impostos? Teria de ter um autocarro as 7:05 da manhã de domingo. Vocês esquecem que há pessoas que só folgam no decorrer da semana? Absurdo isso. Pagamos passe, mas aos domingos pagamos Uber pro trabalho. 😢😢

      Responder
  • Junho 26, 2022 at 11:37 am
    Permalink

    Para Sesimbra ao fim de semana mantêm-se o autocarro de hora a hora com o acrescento de mais viaturas aos minutos ou só com os horários que contêm minutos? Ás 7.00,9.30,10,45 h etc etc. Se é só com os horários que contêm minutos, não serão mais viaturas mas sim menos, com o período de praia vai gerar muita confusão. Obrigado

    Responder
  • Junho 26, 2022 at 12:43 pm
    Permalink

    Para quando os passes grátis para os maiores de 65 como foi prometido pelo Sr. Presidente de Câmara de Lisboa, o verão já começou, ficou a promessa na gaveta?????

    Responder
    • Junho 28, 2022 at 12:43 pm
      Permalink

      Tenho uma paragem à porta, mas o circuito e o horário não aparece naqueles que foram divulgados.

      Na paragem o número que aparece é o da carreira 3504

      Alguém sabe o que se passa?

      Responder
  • Junho 26, 2022 at 1:36 pm
    Permalink

    Já foram divulgados os horários para o concelho de Almada. Não consta a suposta carreira 3708 Costa da Caparica – Cais do Sodré. Se retiram a carreira 161 Costa da Caparica – Areeiro substituindo-a por uma exatamente igual mas mais curta, Costa da Caparica – Sete Rios, onde está o benefício e o aumento da oferta? Estamos perante mais uma fantasia em que o utente sai prejudicado.

    Responder
  • Junho 26, 2022 at 6:56 pm
    Permalink

    Gostaria de receber os horários do autocarro do Montijo para o Oriente

    Responder
  • Junho 26, 2022 at 9:26 pm
    Permalink

    Peço desculpa mas fui lá ver e não está lá horário nenhum. Têm que atualizar a notícia melhor, porque não tem horário nenhum.

    Responder
  • Junho 27, 2022 at 10:38 am
    Permalink

    Já vi os horários. Que vantagens trazem? Nenhumas. Trabalho por turnos e de Lisboa à Costa continuam limitados. Suprimiram o 161, não há via rápida para o comboio. Srs responsaveis tenham dó. Só fazem promessas antes da eleições. Onde é que está o metro para a Costa?

    Isto é mesmo a gozar com quem trabalha, como dizia o Ricardo Araújo Pereira.

    Responder
  • Junho 27, 2022 at 1:31 pm
    Permalink

    Atendendo a que não é fácil a consulta de horários através do site, gostaria de saber se existe alguma brochura em papel, com todas as carreiras e horários, para uma consulta mais atenta.
    Em caso afirmativo onde pode ser adquirida?

    Responder
  • Junho 28, 2022 at 7:33 am
    Permalink

    Bom dia,
    Sentados num gabinete a fazerem horários para transportes de pessoas que os tem de utilizar todos os dias não tem lógica. Penso que os senhores que inventam estes horários e percursos nunca devem sentar o traseiro nos autocarros. Eu faço o percurso Almada – Cidade Universitária. Não percebi a melhoria deste percurso, mas enfim. Estes autocarros são utilizados por funcionários alunos e pessoal do Hospital Santa Maria. E a de Almada – Areeiro? Como é que podem tirar uma carreira com tanta gente? Sete rios? Por amor de Deus. Já se perde tanto tempo em transportes. Agora ficamos muito pior. Enfim, é o que temos.

    Responder
  • Junho 28, 2022 at 9:35 am
    Permalink

    Bom dia, acabaram com o horário das 7 horas da manhã do autocarro Cacilhas – Sesimbra. Muitas pessoas viajam nesse horário para trabalhar, não só nos dias de semana, como também nos fins de semana. Como ficará essa situação? Preciso de uma resposta urgente.

    Responder
    • Junho 28, 2022 at 6:07 pm
      Permalink

      Não percebo como ver os horarios

      Responder
  • Junho 28, 2022 at 11:05 am
    Permalink

    O autocarro 151 (Charneca de Caparica (Solmar) – Marquês de Pombal) passa a 3704. É uma vergonha, vão fazer carreiras e carreirinhas, mas aqui na Charneca de Caparica o autocarro 151 (Charneca de Caparica (Solmar) – Marquês de Pombal), que já funcionava mal, fica quase a zero. Agora é o 3704, mas praticamente desaparece. Só vai haver nos dias úteis e no Período escolar??? Às 9h05 até ás 11h?? Com a COVID a TST reduziu os horários, mas ainda havia de hora a hora entre as 6 horas e as 20 horas.

    Agora praticamente desaparece. Há meia dúzia por dia no período escolar. Mas eu não sou estudante e uso este transporte para ir trabalhar em Lisboa às 8 da manha e regressar à tarde. Eu e muita gente mais o usa.

    Muito mau começo desta mudança. Não sei como vou fazer. Vou passar a levar automóvel??

    Responder
    • Julho 1, 2022 at 9:19 pm
      Permalink

      Boa noite estive a consultar os novos horários e pergunto: onde está o substituto do 1P fertagus da Sobreda/Pragal? Este era dos poucos autocarros aqui na Sobreda que ainda andavam a horas e bastante útil para quem utiliza o comboio, quer para Lisboa quer para Setúbal. Afinal, a carris metropolitana vem para melhorar ou piorar o pouco que já existia na Sobreda em Almada? Acho vergonhoso!!!!

      Responder
  • Junho 29, 2022 at 11:44 pm
    Permalink

    Que aconteceu ao horário de Sesimbra para Setúbal (antigo 230, atual 4642), acabou? Não quero acreditar! Em vez de haver mais carreiras, como publicitaram, extinguiram carreias?

    Responder
    • Junho 29, 2022 at 11:47 pm
      Permalink

      O novo horário da 230 (Sesimbra / Setúbal), atual 4642, não é possível localizar???
      Quem mora em Sesimbra já não pode ir em carreira direta para Setúbal, e os estudantes?
      Isto é que é andar para trás e a grande velocidade.

      Responder
  • Junho 30, 2022 at 1:29 pm
    Permalink

    A carreira 151, atual 3704 (Charneca de Caparica – Marquês de Pombal) não tem horário atribuído, tal como me confirmaram hoje da linha de informações da Carris Metropolitana. É que tão mau como não haver alternativa para ir, também não há para voltar. Solicitei esclarecimento, mas até esta hora ainda não houve resposta dos (ir)responsáveis. Não existe nenhuma alternativa viável para quem utiliza essa carreira, principalmente por volta da 6 da manhã. Com tanto tempo que houve para preparar esta transição sem sobressaltos, como é que é possível haver tantas reclamações sobre uma mudança que iria beneficiar todos, com aumento de carreiras e horários.

    Responder
  • Junho 30, 2022 at 1:40 pm
    Permalink

    Nos horários das carreiras da Carris Metropolitana faltam, por exemplo, os horários das antigas carreiras 197 (Quinta da Morgadinha – Hospital Garcia de Orta) e da carreira 120 (Lazarim – Cacilhas – via Corroios). Onde vamos buscar estes horários? No site da TST continuam os horários das carreiras antigas. É uma falta de consideração a Carris Metropolitana não divulgar os horários novos aos utentes. Não esquecer que os moradores da Sobreda tinham apenas o autocarro 120 para se deslocarem para Corroios, Laranjeiro, Cova da Piedade, Cacilhas, Lisboa via barco e este autocarro fazia ligação com os transportes para Sul, Seixal e Setúbal. Para continuar a mesma porcaria, mais valia deixarem ficar o que estava.

    Responder
  • Junho 30, 2022 at 1:53 pm
    Permalink

    Boa tarde, fui consultar este site: https://www.tsuldotejo.pt/ficheiros/file/Hor%C3%83%C2%A1rios%20Almada.pdf
    Aparecem carreiras Charneca da Caparica-Cacilhas; Trafaria-Cacilhas; Monte da Caparica-Cacilhas; Costa da Caparica-Cacilhas; Marisol-Cacilhas, etc… E a SOBREDA da CAPARICA-CACILHAS FOI ESQUECIDA, que está no meio desta zona. Porque será que os SOBREDENSES ESTÃO a SER DESCRIMINADOS?

    Responder
    • Julho 2, 2022 at 7:23 am
      Permalink

      Desorganização total
      Perdi emprego,
      VERGONHA!!

      Responder
  • Julho 1, 2022 at 7:56 pm
    Permalink

    Grande porcaria que fizeram! Suprimiram horários e autocarros… a população que se exploda!!! O que não era bom ficou ainda pior… falta de consideração com o povo!!!

    Responder
  • Agosto 3, 2022 at 9:26 am
    Permalink

    Bom dia. Que carreiras param na Praça de Espanha? Obrigada.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.