Linha 753 da Carris passa a contar com maior frequência de manhã e até mais tarde à noite. Carris Metropolitana também promete reforços para responder à sobrelotação dos comboios da Fertagus.
A Carris reforçou os horários da carreira 753, que liga o Centro Sul, em Almada, à Praça José Fontana, em Lisboa, passando pelo Marquês de Pombal. A linha conta agora com uma maior frequência durante a hora de ponta da manhã e um prolongamento do serviço até mais tarde à noite. As mudanças entraram em vigor esta segunda-feira, 24 de fevereiro, informou a Carris no seu site oficial.
Nos dias úteis, a oferta de transportes foi reforçada no início do dia com mais nove viagens entre Almada e Lisboa até às 8h da manhã. Além disso, o horário noturno foi alargado em ambos os sentidos. A última viagem da Praça José Fontana para Almada passa a ser à meia-noite, enquanto a última partida de Almada para Lisboa acontece às 00h25. Antes da alteração, o serviço terminava às 22h30 e às 22h55, respetivamente.
Com estas alterações, a Carris, operadora de transporte público rodoviário de Lisboa, reforça a oferta entre as duas margens do Tejo, procurando desta forma responder ao aumento da procura motivado com a sobrelotação dos comboios da Fertagus. Os novos horários implementados pela Carris podem ser consultados aqui.
Carris Metropolitana promete contribuir
Também a Carris Metropolitana, que assegura grande parte das ligações de transporte público rodoviário no eixo entre Almada e Lisboa, poderá vir a “ajudar com algum reforço”, afirmou o presidente da Transportes Metropolitanos de Lisboa, Faustino Gomes, em declarações à Antena 1.
“Temos que encontrar formas de atalhar aquilo que hoje é um serviço menos bom, relativamente deficiente em alguns períodos do dia”, referiu o responsável, tendo em conta os “problemas circunstanciais” que enfrenta atualmente o serviço ferroviário que atravessa a Ponte 25 de Abril.
No entanto, Faustino Gomes sublinha que a resposta rodoviária será sempre insuficiente, tendo em conta que “um comboio transporte mais de mil pessoas e um autocarro 50 pessoas”.
Porque o reforço dos horários para Setúbal, implementado em dezembro passado, foi “um sucesso, os comboios vêm cheios”, admite o presidente da TML. Por isso, é necessário “encontrar soluções que mitiguem esse decréscimo na qualidade de serviço”, afirmou, acrescentando que “a Carris Metropolitana, a TML e outros modos podem estar aqui para dar algum conforto às pessoas, no sentido da transferência” e da “complementaridade”.
“Era um serviço ótimo”, mas agora está “o caos”: operação da Fertagus continua a gerar queixas