Novos autocarros amarelos irão assegurar o serviço público rodoviário nos concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra já a partir de dia 1 de julho.
A Iveco entregou formalmente à Transportes Sul do Tejo (TST) 290 novas viaturas, que irão assegurar o serviço da futura Carris Metropolitana nos concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra. A formalização do acordo decorreu na sexta-feira, dia 24, num evento realizado nas instalações da BlueBiz Global, em Setúbal. Estiveram presentes representantes de ambas as empresas, assim como órgãos de comunicação social e as entidades oficiais.
Para corresponder ao serviço rodoviário que arranca já esta sexta-feira, dia 1 de julho, a TST possui agora um total de 339 autocarros, uma vez que procedeu também ao recondicionamento de outras 49 viaturas.
Para assegurar o serviço, a empresa conta atualmente com mais de 800 trabalhadores, entre os quais 170 motoristas ainda em formação. “Estão a ser formados para darem uma resposta exemplar neste tão esperado arranque do serviço Carris Metropolitana, a bordo dos novos autocarros Iveco que hoje recebemos oficialmente”, afirmou Fernando Epifânio, administrador de operações da TST, num comunicado lançado pela TST e Iveco Bus.
“Este é o maior contrato de aquisição de frota que a TST alguma fez na sua história e tem por objetivo melhorar significativamente o serviço às populações, num projeto ambicioso, estruturante e de longo prazo”, acrescentou Fernando Epifânio.
Arranque faseado
Recorde-se que o serviço da Carris Metropolitana arrancou nos concelhos de Alcochete, Moita, Montijo, Palmela e Setúbal e tem início em Almada, Seixal e Sesimbra no próximo dia 1 de julho, tendo sido já divulgados os horários das novas linhas. O arranque do serviço nesta área geográfica será feito faseadamente, “logo que os motoristas em processo de formação se encontrem aptos a integrar as suas funções”, informou a empresa.
Embora se preveja que o novo serviço de transporte público só esteja a funcionar 100% a partir do início do próximo ano, a operadora garante que “haverá mais circulações do que as atuais” já a partir do dia 1 de julho, bem como “novas linhas, a implementar gradualmente à medida que os motoristas concluam a sua formação”.
Quanto ao acordo formalizado com a Iveco, visa fornecer à TST quatro tipos de viaturas diferentes: “194 unidades do modelo Crossway LE 12M City Diesel Euro 6 STEP E, 25 unidades do modelo Iveco Crossway LE Line 12m Diesel Euro 6 STEP E e 17 outras do autocarro Crossway LE 12M City CNG, lote que é complementado por 54 unidades”, pode ler-se no comunicado. Desta forma, a oferta passa a incluir “modelos de autocarros Crossway, com motores diesel e a gás natural comprimido, e dos minibus Daily com motores diesel, produto direcionado para zonas com maiores condicionamentos de acesso em termos de dimensões ou manobrabilidade”, acrescentou Sandra Resende.
A TST venceu recentemente o contrato de prestação de serviço público de transporte de passageiros nos concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra, o que inclui as linhas de ligação a Lisboa, Setúbal, Barreiro e Moita. Está atualmente em processo de venda à empresa israelita Dan.
Para a margem norte do Tejo, o arranque da Carris Metropolitana foi adiado para janeiro de 2023 por não estarem garantidas as condições necessárias para o início da operação.
https://almadense.sapo.pt/mobilidade/divulgados-horarios-das-novas-linhas-da-carris-metropolitana-em-almada-seixal-e-sesimbra/