Sábado, Outubro 12, 2024
DestaqueMobilidadeOutros Destaques

Carris Metropolitana lança aplicação com horários em tempo real

Na nova aplicação, os utilizadores podem pesquisar destinos, números de autocarros ou linhas, obtendo informações sobre as diferentes rotas disponíveis.

 

A partir desta quinta-feira, 12 de setembro, estará disponível uma nova aplicação da Carris Metropolitana que vai permitir consultar, em tempo real, os horários e a lotação dos autocarros. O objetivo é fornecer dados em tempo real sobre a operação dos autocarros, permitindo que os passageiros tomem decisões mais informadas e ajustadas à realidade no terreno.

Através da aplicação, os utilizadores podem pesquisar destinos, números de autocarros ou linhas, obtendo informações sobre as diferentes rotas disponíveis, além de consultar os horários de passagem dos autocarros em cada uma das mais de 12.500 paragens da rede. Além disso, os passageiros poderão receber alertas sobre mudanças nos percursos causadas por acidentes, bloqueios nas estradas ou eventos festivos.

De acordo com Faustino Gomes, presidente do conselho de administração da Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), esta nova app “não é um planeador de viagens”, mas sim uma plataforma informativa, destinada a “dar confiança para poder usar a Carris Metropolitana”, afirmou durante a apresentação da App Carris Metropolitana aos jornalistas, que decorreu esta terça-feira, dia 10.

Também presente na sessão, Rui Lopo, vogal da administração da TML, destacou que a aplicação vai permitir aos passageiros verificar se um autocarro “está atrasado e qual a lotação”, colocando “mais pressão aos operadores para cumprir horários”. A funcionalidade de pesquisa por paragem ou linha (número do autocarro) e a opção de criar alertas personalizados são algumas das ferramentas disponíveis na nova aplicação.

Desde janeiro que os horários da Carris Metropolitana estão disponíveis em plataformas como o Google Maps e o CityMapper, permitindo que os passageiros acompanhassem os trajetos dos autocarros em tempo real. Na nova aplicação, também é possível visualizar os autocarros a moverem-se no mapa em tempo real. No entanto, “Google utiliza um mecanismo de utilizar os horários que não nos satisfaz. Vamos ser mais exigentes do que a Google”, afirma Rui Lopo, que acredita que a mudança vai representar uma melhoria significativa na experiência dos utilizadores.

No futuro, a App pretende também integrar outros meios de transporte, como comboios e barcos, objetivo que poderá ser atingido “dentro de dois ou três anos”, adianta Faustino Gomes.

A Carris Metropolitana opera em 15 dos 18 concelhos da Área Metropolitana de Lisboa (AML), com a exceção de Lisboa, Cascais e Barreiro. “Por dia, circulam 1.700 autocarros, conduzidos por três mil motoristas e transportando 620 mil passageiros/dia normalmente, tendo chegado aos 650 mil em pico”, referiu Rui Lopo, acrescentando que o número total de passageiros já supera atualmente os valores pré-pandemia.

“É expectável chegar aos 165 milhões de passageiros transportados até dezembro deste ano”, afirmou, acrescentando que em 2023 foram transportados 141 milhões.

A Carris Metropolitana é a marca sob a qual operam os transportes públicos rodoviários na Área Metropolitana de Lisboa. A região está dividida em quatro áreas, sendo que a área 1 inclui Amadora, Oeiras e Sintra; a área 2 abrange Mafra, Loures, Odivelas e Vila Franca de Xira; a área 3 cobre Almada, Seixal e Sesimbra; e a área 4 inclui Alcochete, Moita, Montijo, Palmela e Setúbal.

 

Foto: Bruno Marreiros

 

Almada produz cada vez mais lixo, mas os serviços não conseguem dar resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *