Preços das casas aceleram em Almada com subida de 14% num ano

Relatório trimestral indica que o preço mediano por metro quadrado para comprar casa em Almada atingiu os 2784 euros no final do ano passado. Foi o maior aumento num só trimestre no último ano, reforçando o município como um dos mais caros do país.

 

Os preços das casas no concelho de Almada continuam a acelerar, evidenciando uma tendência de subida no mercado imobiliário local. O mais recente relatório do Instituto Nacional de Estatística (INE), revela que, no último trimestre de 2024, o valor mediano por metro quadrado para compra de habitação atingiu os 2784 euros, confirmando essa trajetória. Este é já o sexto trimestre consecutivo em que os valores das casas aumentam no concelho.

Segundo os dados do relatório, comprar casa em Almada é agora 14,3% mais caro do que há um ano. O aumento deve-se, em parte, aos valores dos negócios que envolvem compradores com domicílios fiscais no estrangeiro: 3.316 euros. É um valor significativamente superior àquele que se verifica nos compradores residentes em Portugal, com um preço médio de 2.630 euros.

São valores que fazem do concelho de Almada o sétimo mais caro do país para comprar habitação própria nos concelhos com mais de 100 mil habitantes.

- PUBLICIDADE -
matrizauto-agosto

Dentro da Área Metropolitana de Lisboa, Almada fica apenas atrás dos municípios de Lisboa (4425 euros por metro quadrado), Cascais (4201 euros), Oeiras (3622) e Odivelas (2894). As localidades mais baratas para se morar na região são o Barreiro, com um preço mediano de 2089 euros; o Montijo, com 2082; e a Moita, com 1.830 euros por metro quadrado (o único município na região onde o preço não ultrapassa os dois mil euros).

Sem surpresas, a Grande Lisboa continua a ser a região com os preços mais elevados do país, com um valor mediano de 3032 euros por metro quadrado. Seguem-se a Região Autónoma da Madeira, com 2895 euros, e o Algarve, com 2851. No cômputo geral do país, o valor mediano fixou-se nos 1870 euros, com uma taxa de variação de mais 15,5% em relação ao ano anterior.

Contas feitas, o preço mediano de uma casa em Almada aumentou mais de mil euros em apenas cinco anos — em 2019, o metro quadrado custava cerca de 1515 euros, o que representa um aumento de cerca de 84% em cinco anos.

 

Habitação: Rendas em Almada não param de aumentar. “É muito dinheiro para dar por uma casa”

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
TML-anuncio

Últimas

PUBLICIDADE
piaget-HP

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Atleta almadense João Sequeira torna-se campeão europeu de Jiu-Jitsu

O atleta almadense João Sequeira, de 17 anos, tornou-se, no último sábado, dia 1 de...

Abate de árvores na Costa da Caparica indigna moradores: “Não percebemos qual o critério”

REPORTAGEM Quando Marta Martínez assistiu ao início do corte de árvores na Rua Padre Manuel...

Exposição de maquete inaugura celebrações dos 60 anos da Ponte 25 de Abril

Para assinalar os 60 anos da Ponte 25 de Abril, Almada apresenta um programa...

Preços das casas em Almada sobem 16,5% no primeiro trimestre de 2026

Os preços das casas em Almada voltaram a subir no primeiro trimestre de 2026,...