Quinta-feira, Abril 18, 2024
DestaqueHabitaçãoOutros Destaques

Almada tem quase 9 mil casas vazias

Maioria dos imóveis vazios localiza-se na União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas.

 

No concelho de Almada há atualmente 8.779 casas vazias, que não estão identificadas como residência principal ou secundária pelos proprietários, revelam os dados dos Censos 2021, consultados pelo jornal ALMADENSE.

A maioria dos imóveis desocupados concentra-se na União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas, onde foram identificados 3.543 alojamentos sem utilidade. Segue-se a União de Freguesias do Laranjeiro e Feijó, onde há 1.635 imóveis vazios, a Charneca de Caparica e Sobreda com 1.492 e a Caparica e Trafaria com 1.321. Finalmente, a Costa da Caparica é a freguesia onde se encontram menos casas vazias, com um total de 788.

education-mrec

No seu conjunto, Almada conta atualmente com um total de 101 mil alojamentos, dos quais 75 mil foram apontados como residência principal de agregados familiares e 17 mil como residência secundária. A estes, somam-se as quase 9 mil casas que não servem qualquer função habitacional.

 

Fenómeno estende-se a todo o país

No conjunto do país há 723 mil casas vazias, sendo que grande parte se concentra nas áreas metropolitanas de Lisboa (160 mil) e do Porto (perto de 84 mil).

De acordo com os dados dos Censos, na cidade de Lisboa estão identificadas cerca de 48 mil imóveis vagos, situação que a autarquia pretende reverter. “Temos de pôr os edifícios devolutos a uso, tanto os públicos como os privados”, afirmou a vereadora da Habitação na Câmara Municipal de Lisboa, Filipa Roseta, citada pela agência Lusa. “É um número imenso. A nossa missão no Conselho Municipal [de Habitação] é percebermos como é que vamos convidar os proprietários a virem a jogo”, indicou a responsável, eleita pela coligação Novos Tempos.

 

almadense-precisa

 

Rendas em Almada estão “completamente desfasadas da realidade”

education-mrec

3 Comentários

  • Flavia maria Oliveira feixinha

    Estou inscrita numa casa no IHRU para um T1.

    Responder
    • Joaninha

      Claro que Almada tem esse número de casas vazias… As rendas e/ou outras “obrigações a/para pagar são ou estão cada vez mais caras… Do que estão à espera? O povinho espera ter um aumento valentinho no ordenado, e também, que o custo dos bens (necessários-e não só) baixe bastante…

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *