José Júlio Alferes reeleito diretor da NOVA FCT para mandato 2026-2030

Novo mandato prevê dar continuidade aos projetos de desenvolvimento do Campus de Caparica e reforçar o papel da Faculdade no ecossistema de inovação de Almada.

José Júlio Alferes foi reeleito diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCT) para o mandato de 2026-2030. A eleição decorreu no passado dia 2 de julho, durante uma reunião do Conselho de Faculdade, permitindo ao responsável cumprir um segundo mandato à frente da instituição sediada no Campus de Caparica, em Almada, informou a NOVA FCT em comunicado. 

Sob o mote “Uma Escola onde se constrói o futuro — Ciência e Engenharia para os desafios do futuro, num campus vivo, internacional e sustentável”, o programa de ação de José Júlio Alferes apresenta como prioridades o reforço da qualidade do ensino, da investigação científica e da ligação ao tecido económico e à sociedade. 

Para o diretor reeleito, “a NOVA FCT é uma das principais instituições científicas e tecnológicas do país”, afirmou, citado em comunicado. Defendeu ainda ser necessário “destacar e reforçar a qualidade da sua investigação, a excelência da formação dos seus diplomados e a forte ligação à sociedade e ao tecido económico”.

Entre os objetivos para os próximos quatro anos estão a valorização da identidade interdisciplinar da Faculdade, o reforço da inovação e da investigação, a reestruturação da oferta formativa, sobretudo ao nível dos mestrados, e o aumento da capacidade de atração de estudantes nacionais e internacionais. 

José Júlio Alferes considera ainda que a Faculdade deve “afirmar-se cada vez mais como uma grande escola europeia de Ciência e Engenharia”, conciliando “ensino de excelência, investigação científica de impacto internacional, inovação tecnológica e ligação à sociedade”, sem perder a identidade académica que, segundo o responsável, distingue a NOVA FCT. 

- PUBLICIDADE -
referencia

A instituição destaca igualmente o papel estratégico do Campus de Caparica no desenvolvimento do Almada Innovation District, sublinhando que o investimento em residências universitárias, novas infraestruturas de inovação e a instalação de empresas e centros de investigação contribuirão para criar “um ambiente académico mais internacional, mais dinâmico e mais integrado com o tecido económico e científico”. 

Licenciado em Engenharia Informática pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e doutorado na área da Inteligência Artificial, José Júlio Alferes é professor catedrático do Departamento de Informática desde 2010. antes de assumir a direção da Nova FCT, em 2022, desempenhou vários cargos de gestão académica, incluindo os de presidente do Departamento de Informática, subdiretor da Faculdade, pró-reitor e vice-reitor da Universidade NOVA de Lisboa. 

 

Texto: Marta Rodrigues

 

NOVA FCT vai ter uma nova residência de estudantes em 2026

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
TML-anuncio

Últimas

PUBLICIDADE
sol-caparica

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

NOVA FCT inaugura Espaço Cidadão no campus da Caparica

Novo serviço integra a rede nacional de atendimento ao cidadão, constituindo um dos primeiros Espaços Cidadão instalados numa instituição de ensino superior. 

Residência Fraústo da Silva reabre renovada com 210 camas no Campus de Caparica

A intervenção representou um investimento de mais de 3 milhões de euros, dos quais cerca de 2,5 milhões foram financiados através do PRR.

Piaget Almada recebe encontro internacional sobre futuro da educação em oncologia

Encontro, que reúne especialistas de todo o mundo, pretende reforçar a equidade no acesso aos cuidados em oncologia.

EXPO FCT trouxe mais de 5 mil estudantes à Caparica: “o ambiente que se vive na faculdade faz a diferença”

Ao longo dia, os mais de 5 mil estudantes do ensino secundário puderam explorar o campus, assistir a demonstrações e, ainda, conversar com estudantes e docentes da faculdade.