Pragal recebe nova residência para estudantes com 240 camas

Almada é um dos concelhos da Grande Lisboa escolhido para receber uma nova residência universitária. O investimento global é de 30 milhões de euros.

A área envolvente da estação ferroviária do Pragal, em Almada, vai receber uma nova residência universitária com capacidade para 240 camas. A futura unidade destina-se a alunos, investigadores e docentes e terá custos controlados.

O anúncio foi feito esta quinta-feira, após a assinatura do protocolo de cedência de terrenos entre a Infraestruturas de Portugal, a Universidade Nova de Lisboa e o ISCTE. Presente na cerimónia, a presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, destacou a importância para o concelho do novo projeto, uma vez que “reforça” o compromisso de Almada “enquanto cidade educadora”.

 

Almada: Preço dos quartos para estudantes em queda desde Março

O novo condomínio universitário do Pragal será instalado numa área total de 6500 metros quadrados, com implementação de 726 metros quadrados. Para além de permitir o alojamento de alunos e investigadores a preços reduzidos, o projeto pretende também promover a utilização do transporte público, com destaque para o comboio.

Além do Pragal, também as áreas envolventes das estações de Carcavelos (em Cascais), de Santa Apolónia (em Lisboa), Monte Abraão e Portela (em Sintra) irão receber novas residências dirigidas a estudantes. No total, a parceria vai permitir a criação de mais de 1200 camas, num investimento que ascende a 30 milhões de euros.

A iniciativa faz parte do Plano Nacional de Alojamento para estudantes lançado pelo Governo que pretende utilizar e reconverter património do Estado desocupado em residências de estudantes. O objetivo é criar mais de 12 mil camas durante a próxima década. “É inaceitável que tenhamos tanto património do Estado que não é utilizado para dar resposta a necessidades tão emergentes”, afirmou o ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, durante na cerimónia de assinatura do protocolo realizada em Lisboa.

 

One thought on “Pragal recebe nova residência para estudantes com 240 camas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *