Segunda-feira, Dezembro 11, 2023
CidadeDesportoDestaqueOutros DestaquesReportagens

White Sharks: 20 anos de beisebol em Almada

Comemorações do 20º aniversário do clube começam já este fim de semana com a realização da XII Taça Cidade de Almada, que decorre na pista municipal, na Sobreda. A entrada é gratuita.

 

É neste ano de 2023 que os White Sharks, clube de beisebol sediado em Almada, celebram vinte anos de existência. A partir do presente mês e até setembro, serão várias as iniciativas destinadas a assinalar o aniversário.

“Comemorar vinte anos de existência é um marco significativo”, assinala Fernando Lucas, presidente do clube, em declarações ao ALMADENSE. “Vinte anos representa a consolidação de um projeto. E, perante as instituições e a comunidade de Almada, é um forte ativo de sustentabilidade. É o resultado do empenho constante e de uma dinâmica alicerçada num grande espírito de entreajuda e colaboração entre todos os elementos da família White Sharks”. Procura-se, pois, “que este ano seja único e inolvidável”, sendo várias as iniciativas que se destinam a celebrar vinte anos de esforço e espírito de equipa, destaca o responsável.

A origem dos White Sharks remonta a 1999, altura em que nascia o projeto de Desporto Escolar de beisebol e softebol. “O crescimento desse grupo de jogadores, a forte união entre eles e a perspetiva de terem de abandonar o seu desporto de eleição assim que terminasse o seu percurso escolar no ensino secundário fez alimentar o sonho de fundar um clube, com sede na escola, que pudesse ter uma equipa a disputar as competições federadas nacionais”, conta Fernando Lucas. “Como diria o poeta: o Homem sonha e a Obra nasce”, refere o presidente do clube. E assim aconteceu: “a 24 de setembro de 2003, com 34 sócios fundadores, nasce o White Sharks Almada Beisebol Clube da Escola Secundária Emídio Navarro”.

A adesão crescente e entusiástica dos jovens jogadores, o apoio das respectivas famílias e amigos, os bons resultados desportivos e a participação em atividades de desporto e juventude a nível autárquico deram ao clube a força de que precisava para crescer. Hoje, conta com 68 praticantes de idades compreendidas entre os 7 e os 28 anos, sendo uma grande maioria federada. São várias as instituições e empresas que abraçam esta iniciativa, dando-lhe as ferramentas de que precisa para continuar a expandir-se. Destaque-se, por exemplo, o apoio da Câmara Municipal de Almada, do Instituto Português do Desporto e Juventude, ou das empresas Webdados e Hepafiltra.

 

Torneio internacional decorre na Sobreda

As comemorações do 20º aniversário do clube começam já este fim de semana, com a realização da XII Taça Cidade de Almada, que tem lugar este fim de semana, dias 25 e 26 de março, na pista municipal da Sobreda. Inspirado nas competições europeias, o evento aproveita a experiência dos White Sharks em torneios internacionais, entre os quais se destacam quatro participações em qualifiers de campeonatos da Europa de clubes.

Participam nesta competição equipas da Bélgica, do Reino Unido e de Espanha, algumas estreantes em solo português e que vão disputar com os White Sharks de Almada o troféu coletivo e os prémios individuais.

Será, acredita o presidente do clube, os White Sharks “uma iniciativa ímpar, com jogos do mais alto nível, em que os White Sharks, uma equipa inglesa, uma belga e uma espanhola se irão bater na disputa do troféu almadense”. Os White Sharks apelam aos almadenses para que apoiem a equipa da casa. A entrada é gratuita e irá haver comida no local.

A receção das equipas participantes categoria de seniores da edição internacional do torneio decorre na tarde desta sexta-feira, dia 24 de março, às 19h, na Pousada de Juventude de Almada.

 

beisebol-almada

 

Celebrações até setembro

As comemmorações do aniversário prosseguem com o “Buddies Softebol Day”, que decorre no dia 22 de abril também na pista da Sobreda. Trata-se de uma iniciativa aberta a todos –desde os conhecedores das modalidades de beisebol e softebol àqueles que nunca ousaram experimentar. Esta atividade, inclusiva e intergeracional, será desenvolvida em interação constante com os jogadores e num ambiente descontraído, de convívio. A edição do presente ano terá um foco especial na comunidade migrante e na sua integração em Almada.

Segue-se o “Jogo de Gerações”, que vai decorrer no dia 3 de junho, também na pista municipal da Sobreda, pretende juntar num único momento jogadores de todas as idades e formações dos White Sharks.

Finalmente, no dia 24 de setembro, exatamente nos 20 anos do clube, o aniversário será assinalado com um almoço e a inauguração da exposição comemorativa, no Fórum Romeu Correia, em Almada. Para além das entregas de mérito aos vários sócios, os White Sharks prometem uma surpresa para todos.

E que projetos há para o futuro? Fernando Lucas refere a construção do campo municipal de beisebol e softebol, o crescimento da Academia de Formação, a procura de maior adesão e envolvimento da comunidade nas atividades dinamizadas e o desempenho sempre digno e vitorioso das equipas. “Importa”, refere, “continuar a investir nas três missões a que nos propusemos desde o início: formação desportiva, promoção da modalidade e competição”. Espera-se, pois, que o clube e a sua ligação à comunidade continuem a crescer. Importa lembrar que os White Sharks têm a sua academia de formação desportiva em funcionamento, exatamente para permitir a todas e a todos inscrever-se e iniciar a prática de beisebol e softebol.

Para a organização dos vários eventos, os White Sharks pedem o apoio de voluntários. Como refere Fernando Lucas, “foi sempre assim que o nosso clube cresceu e é assim que acreditamos que [este aniversário] deve ser comemorado”. As inscrições podem ser feitas através do e-mail geral@whitesharks.pt.

 

Foto: White Sharks Almada

 

Paulo Veiga: “É uma mágoa enorme o Cova da Piedade não jogar no estádio municipal”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *