Sementes: mostra de artes para o pequeno público regressa a Almada
De 19 de maio a 4 de junho, o festival Sementes vai espalhar-se por salas e ruas de Almada, trazendo aos mais pequenos espetáculos de teatro, dança, circo, marionetas, música e artes de rua.
É já no dia 19 de maio que se inicia um novo ciclo do festival Sementes, mostra de artes internacional organizada pelo Teatro Extremo que tem o seu palco principal em Almada. Desde espetáculos de teatro e dança a oficinas artísticas ou jogos, exposições e encontros ou, até, uma biblioteca itinerante, são várias as atividades de entrada livre.
Nesta 28.ª edição, que dura até 4 de junho, o Sementes traz a Almada espetáculos (sala e rua) de teatro, dança, circo, marionetas, música e artes de rua, para bebés, crianças a partir dos 6 anos, jovens a partir dos 12 anos e público familiar, apostando tanto em artistas nacionais como internacionais.
Entre os vários espetáculos a descobrir, conta-se “O Peixinho que Descobriu o Mar”, performance do Teatro Invisível em que, a partir do texto de José Eduardo Agualusa, se exploram os temas do sonho e da aventura. Será no dia 20 de maio, pelas 10h30, no Museu de Almada – Casa da Cidade. No dia 1 de junho, dia da criança, a companhia Elsa Pinho traz ao Fórum Romeu Correia, pelas 10h30, “Beatriz e o Peixe Palhaço”, em que Beatriz aborda o questionamento e procura tão naturais na infância.
De Espanha, logo no dia 19 de maio, vem a companhia Campi qui Pugui, que traz ao Largo Gabriel Pedro, pelas 22h, o espetáculo circense para toda a família “Mannekin’s Piss”. Brincando com comédia delirante e com a inocência da infância, e combinando diferentes linguagens teatrais, este será um espetáculo cheio de surpresas. De Itália chega, no dia 31 de maio pelas 10:30h, “Pay Attention at Those Two”, um espetáculo de marionetas a decorrer no Parque Urbano da Costa da Caparica, onde Giulio e Fabíola (as animadas marionetas) interagem com o público.
Reconhecido internacionalmente, o Sementes é já uma instituição no mundo dos espetáculos infantis. Apostando numa programação eclética de forma a alcançar todos os públicos, o festival pretende desenvolver o espírito crítico e a fruição artística, formar os espetadores e envolver as crianças no mundo artístico.
Espalhando-se por vários concelhos, entre os quais Loures, Palmela, Montemor-o-novo e Seixal, o Sementes atua principalmente em Almada, casa do Teatro Extremo desde 1994. O programa da 28.ª edição do Sementes já está disponível, e pode ser consultado aqui.
“Acorda”: a estreia do cantor e compositor almadense Bruno PC