Festival Sementes celebrou 25ª edição com sessões esgotadas

Adesão do público à edição deste ano do Sementes “demonstra uma necessidade muito grande de fruição da cultura, da arte e do convívio”, acredita o diretor do festival.

 

O Festival Sementes terminou no passado fim-de-semana com todas as sessões esgotadas. Embora a situação pandémica tenha obrigado a reduzir o número de espetáculos e de público, o Teatro Extremo (que organiza o certame) mostra-se satisfeito com a adesão dos espetadores. “Ao nosso público, que lotou por completo as várias sessões do Sementes, o nosso muito obrigado”, afirmou Rui Cerveira, diretor do Festival Sementes, ao ALMADENSE.

Para o responsável, a resposta do público ao Festival, que teve lugar entre os dias 24 de julho e 2 de agosto, foi “um ato de coragem, mas também uma manifestação de confiança e sobretudo uma mensagem encorajadora para nós que trabalhamos nas artes e na cultura”.

Na celebração dos 25 anos do festival, que privilegiou os espaços abertos, como o jardim do Museu da Cidade (na Cova da Piedade, em Almada), o Teatro Extremo apresentou diversos espetáculos de teatro, marionetas, música ou palhaços para toda a família. Destaque para Fernando Mota, com dois espetáculos – “MAPA”, criado a partir de textos originais, de poesia oral de mulheres afegãs e de sonoridades de África e do Médio Oriente e “Hárvore”, performance de música e de artes plásticas que conta com instrumentos construídos pelo próprio artista. As companhias niMú (Espanha) e Trio Trioche (Itália/França) marcaram o cariz internacional do espetáculo com dança, circo e clown musical. O festival contou ainda com António Ângelo Vasconcelos para discutir o papel do Sementes na construção de uma cidade e cidadania mais culta, democrática e cosmopolita.

- PUBLICIDADE -

Para Rui Cerveira, esta edição do Sementes contribuiu ainda para um regresso à normalidade. “Tendo em conta as normas da DGS para as atividades culturais, normas de distanciamento e higiene, o público sentiu-se seguro e aderiu, manifestando o seu desejo de voltar a uma normalidade que, não sendo a mesma, demonstra uma necessidade muito grande de fruição da cultura, da arte e do convívio, da troca de ideias”, declara. Em cumprimento das normas da Direção-Geral de Saúde, a organização, adotou medidas de segurança que incluíram a lotação limitada em todos os espaços, o uso obrigatório de máscara ou a higienização das mãos.

 

https://www.almadense.pt/cultura/festival-sementes-todas-as-companhias-que-passam-por-ca-consideram-o-publico-de-almada-especial/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Tudo-festa

Últimas

PUBLICIDADE
cma-capuchos

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Sumol Summer Fest: Trippie Redd, T-Rex e Chico da Tina atuam na Costa da Caparica

Festival decorre nos dias 3 e 4 de julho no Parque de Campismo do Inatel, na Praia de São João da Caparica.

Praias da Costa da Caparica recebem Festival SuncéBeat New Horizons

Festival divide-se entre o Praia Irmão - Place of Happiness, na Praia do Castelo, e a Praia da Sereia e conta com atuações e DJ Sets.

Festival de Almada regressa com grandes nomes do teatro e da dança internacional de 4 a 18 de julho

Com 19 espetáculos e alguns dos mais prestigiados criadores da cena europeia, o Festival de Almada regressa em julho. Aumento dos custos de produção ameaça, contudo, a sustentabilidade do modelo atual do evento, alerta Rodrigo Francisco, diretor artístico.

Mundial de Futebol: Costa da Caparica recebe Fan Fest com ecrã gigante, música e jogos

Evento inclui street food, música, áreas de lazer e várias propostas de animação junto à praia.