anuncio-farmacia-sobreda
24.5 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Festa do Cinema Italiano traz cinema político, animação e documentário a Almada

18.ª edição do evento arranca esta terça-feira, dia 6 de maio, e prolonga-se até sábado. Filmes podem ser vistos no Auditório Fernando Lopes Graça, no Fórum Municipal Romeu Correia, às 21h.

 

Depois de ter passado por Lisboa, a Festa do Cinema Italiano regressa a Almada para a sua 18.ª edição. O evento decorre entre terça-feira, dia 6 de maio, e sábado, dia 10, trazendo ao município uma amostra do melhor da produção cinematográfica de Itália, que poderá ser vista no Auditório Fernando Lopes Graça, no Fórum Municipal Romeu Correia, às 21h.

Recuperando a efeméride do 1.º do maio, a primeira sessão, no dia 6, terça-feira, apresenta “O Lugar do Trabalho”, de Michele Riondino, ambientado numa empresa siderúrgica no sul de Itália. Segue-se, no dia 7, “Confidência”, realizado por Daniele Luchetti, obra que encerrou a edição de 2024 do festival e que regressa à programação este ano.

No dia 8 de maio, será possível ver “Food for Profit — O Negócio da Comida”, documentário de Giulia Innocenzi que explora o lado negro da indústria alimentar na Europa. O cinema político continua a 9 de maio com “A Grande Ambição”, biografia do histórico líder comunista italiano Enrico Berlinguer, da autoria de Andrea Segre. No mesmo dia, da parte da tarde, decorre ainda uma sessão dedicada às escolas com o premiado filme de animação “Interdito a Cães e Italianos”, de Alain Ughetto.

- PUBLICIDADE -
fct-cientista

O último dia da programação, 10 de maio, conta com “Diva Futura — Cicciolina e a Revolução do Desejo”, obra da realizadora Giulia Louise Steigerwalt que adapta a história do estúdio e agência de castings de filmes pornográficos do mesmo nome criado por Riccardo Schicchi e Ilona “Cicciolina” Staller.

diva-futura-cinema
O filme “Diva Futura” é exibido no dia 10 de maio. Lucia Iuorio

“Em Almada, o melhor do cinema italiano contemporâneo é apresentado através de uma seleção diversificada, alinhada com a energia jovem e a identidade cultural da cidade”, lê-se no comunicado da organização do evento, que é organizado anualmente desde 2008 e passa por várias cidades do país.

Os bilhetes têm um custo de 3 euros, com desconto de 50% para joven e seniores, e podem ser adquiridos na bilheteira do Fórum Municipal Romeu Correia ou reservados online previamente. A Festa do Cinema Italiano é apoiada no município pela Câmara Municipal de Almada e tem a organização da Associação Il Sorpasso e da Risi Film. A programação mais detalhada pode ser consultada aqui. 

 

Festival dos Capuchos regressa com programação alargada e estreia no Parque da Paz

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
banner almadense_300x600px

Últimas

PUBLICIDADE
festa-vilas-charneca

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

“Ainda Estou Aqui” e outros sucessos do cinema brasileiro numa mostra em Almada

A edição de 2025 exibe cinco filmes recentes de produção brasileira, incluindo o fenómeno...

Programa Habit’Almada disponibiliza 12 apartamentos no Laranjeiro

O edifício na Rua Febo Moniz, no Laranjeiro, estava devoluto desde 2013. Agora requalificado,...

Uma Pedra no Sapato: “Uma paródia sobre factos e ficções da cidade de Almada”

A criação resultou de uma parceria entre a companhia Arte 33, a comunidade local...

Teresa Gafeira e um legado ao teatro em Almada: “Tenho orgulho no trabalho feito”

Antes da estreia de Um Adeus Mais-que-perfeito, criação da Companhia de Teatro de Almada...