Quinta-feira, Abril 18, 2024
CulturaDestaqueOutros Destaques

Em Almada Velha, as últimas quintas-feiras do mês são dedicadas à arte

A “Cena da Noite”, o novo projeto da associação cultural O Mundo do Espetáculo, acolhe e apresenta novos artistas independentes de Almada.

 

Uma vez por mês, todas as quintas-feiras da última semana do mês, a “Cena da Noite” convida os almadenses ao antigo Museu da Música Filarmónica, na rua Capitão Leitão 16, pelas 20h30, para assistirem a uma apresentação ou performance de artistas locais.

A atividade é um dos muitos projetos da associação cultural “O Mundo do Espetáculo”, sendo que alguns artistas convidados “nascem” das suas atividades e criações. Contudo, Catarina Pé-Curto e Francis Seleck, dois dos múltiplos fundadores da associação, afirmam que “O Mundo do Espetáculo” não forma artistas. A cenógrafa e o encenador referem que o objetivo é “chegar ao máximo de pessoas possível, sempre na perspectiva de as pessoas se conhecerem a si e aos outros, criando um tecido de relações”, contam ao ALMADENSE. Ambos sublinham que, nos seus projetos de formação, assistem recorrentemente à vontade dos participantes em dar continuidade aos projetos, mesmo depois da apresentação final dos mesmos.

fct-cientistas

 

Existente desde 1990, este movimento artístico pretende, através de projetos de animação e criação artística, criar uma nova sensibilidade relativamente às artes e expressões. Os vários projetos de formação e criação, para públicos diversificados e sem limites de idade, destinam-se a contribuir para o desenvolvimento integral da pessoa e a sua abertura a valores culturais. Neste sentido, a educação estética é tida como componente crítica e integradora do conhecimento, e a educação artística como componente expressiva e criadora. 

A associação realiza muito do seu trabalho com a comunidade de Almada e dinamiza projetos um pouco por todo o país. Núcleos independentes de formação e de criação artística que integram a associação, como os Actos Urbanos, Cena Múltipla, Teatro&Teatro, Teatro de Areia, também são responsáveis pela dinamização de muitos destes projetos.

 

Localizada no centro de Almada e aberto ao público geral, a “Cena da Noite” já apresentou poesia, com Inês Francisco Jacob, pintura, com Sara Graça, música, com Vera Marques, e cinema, com Hugo Pedro. Francis Seleck, o formador e anfitrião desta atividade, descreve-a como “uma noite de encontros e cultura onde vamos trocar, partilhar e debater ideias. Ler, ver, ouvir, imaginar, brincar, improvisar, dançar. Há jogos e improvisações teatrais, leitura de poemas, textos, artigos…. Poderemos também assistir a curtas-metragens, documentários. Noites para partilhar a nossa paixão pela cultura discutindo filmes, peças de teatro, concertos, livros…(o que vimos, queremos ver e recomendamos). Noites com convidados (músicos, dramaturgos, pintores, poetas, performers…), que apresentarão um pouco do seu trabalho e com quem podemos conversar.”

É possível consultar a programação da “Cena da Noite” na página de Facebook do projeto Cena Múltipla, que integra esta atividade; e os projetos da associação O Mundo do Espetáculo no site oficial.

 

Foto: Cena da Noite

 

Companhia de Teatro de Almada apresenta “Além da dor” em março

education-mrec

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *