Programa inclui leituras ao vivo e sessões de tertúlia literária. Dia 21, Dia Mundial da Poesia, é assinalado com um “jantar poético” no Fórum Romeu Correia com presença de convidados especiais.
Já se conhece o programa do Ciclo de Poesia 2025, evento que pretende assinalar o Dia Mundial da Poesia em Almada, a 21 de março. Intitulado “E se tudo, de repente?”, o programa inclui várias atividades destinadas a todos os interessados no mundo da poesia, numa série de eventos abertos ao público que decorrem na Biblioteca de Almada.
O centro das comemorações acontece na sexta-feira, dia 21, com um “Jantar Poético” na Cafetaria Julieta, no Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada, às 19h (presença sujeita a marcação prévia). Depois, às 21h, tem lugar o evento especial “O sangue é uma parede cega?”, nome levantado de um verso de Eduardo Pitta, numa sessão que contará com a presença da autora e educadora Rita Tormenta, do escritor Luís Filipe Sarmento e ainda um convidado surpresa.
De resto, a partir desta quarta-feira e até sábado há espaço para outras atividades a decorrer na Biblioteca Central para assinalar a efeméride. Na quarta-feira, dia 19, tem lugar um encontro do Clube Literário Poético Lê com a Ofélia, em torno do livro de Miriam dos Reis Santos “Uma Noite No Meu Quarto”, organizado por Simone Martins.
Na quinta-feira, dia 20, há uma “conversa poética” da iniciativa de José Mário Silva e com Rosa Alface, livreira da histórica livraria Escriba, na Cova da Piedade. O programa termina no sábado, dia 22, com uma sessão poética com presença da poeta Alice Neto de Sousa e da comunidade Poemacto, que recentemente celebrou o seu 5º aniversário. Confira o programa completo: