Para assinalar a data, há várias atividades ao longo de todo o dia. A participação é livre.
O próximo sábado, dia 23 de novembro, é de comemoração na Biblioteca Central de Almada que, para celebrar os seus 27 anos, conta com poesia, oficinas, “miminhos e leituras” para os mais novos ou até mesmo castanhas e bolo de aniversário.
“A Biblioteca é de Todos” é o mote da programação, que inclui leituras de contos para os mais pequenos e uma oficina de escrita criativa com Conceição Garcia (Escrever Escrever).
A festa começa com “O Passeio da Dona Rosa”, uma divertida história para bébés, às 10h30. À mesma hora, há oficina de escrita criativa sobre a relação entre a leitura individual, em casa, e a leitura coletiva, proporcionada pelas bibliotecas.
Prémios literários e bolo de aniversário
“A vida secreta dos livros e o prazer de ilustrar”, oficina para crianças com Paulo Galindro, arranca o programa da tarde, que culmina no Primeiro Encontro dos Grupos de Leitores da Rede de Bibliotecas Municipal da Área Metropolitana de Lisboa, marcado para as 16h.
A jornada conta ainda com a cerimónia de entrega dos prémios literários Cidade de Almada e Maria Rosa Colaço, que distinguem obras inéditas de dois autores portugueses nas modalidades de Romance e Literatura Juvenil, respetivamente. A sessão decorre a partir das 15h no na sala Pablo Neruda e tem por objetivo celebrar a “criatividade literária através da distinção de duas obras inéditas de dois autores portugueses”, destaca a autarquia.
Durante a tarde, estão todos convidados a ouvir “Poesia à la Carte”, com Cristina Paiva (ANDANTE – Associação Artística), que decorre no átrio da Biblioteca Central e, claro, cantar os “Parabéns” à Biblioteca Central de Almada. A celebração conta com castanhas, pipocas e bolo de aniversário.
A festa termina com a animação musical do DJ Dylantino (ACNI – Associação Cultural Novas Ideias). O programa completo pode ser consultado aqui. A participação é livre.
Tour do Pitéu está de volta a Almada de 23 de novembro a 1 de dezembro