No próximo domingo, dia 18 de setembro, Almada Velha vai transformar-se num “Bairro Vivo”, num evento que pretende devolver o usufruto das ruas aos moradores.
A zona histórica de Almada Velha vai estar encerrada ao trânsito no domingo, dia 18 de setembro, com o objetivo de devolver aos almadenses ruas mais espaçosas e animadas com várias atividades. A iniciativa designa-se “Almada Velha, Bairro Vivo” e insere-se na celebração da Semana Europeia da Mobilidade (SEM), à qual a Câmara Municipal de Almada (CMA) volta a associar-se.
Nesse dia, os almadenses são convidados a apreciar as suas ruas sem carros e a pensar em “formas mais eficientes e saudáveis de viver, usufruir e planear a cidade com hábitos de mobilidade urbana mais sustentáveis, eficientes e saudáveis”, explica a CMA no seu site.
O trânsito em toda a zona histórica estará encerrado entre as 8h e as 20h, sendo que apenas os moradores poderão circular com veículos motorizados.
Uma biblioteca de rua, espectáculos musicais, visitas guiadas, oficinas criativas e atividades de bicicleta e desportivas são algumas das diversas iniciativas que vão decorrer durante o dia. Uma edição especial do Almada Green Market, que desta vez terá lugar na rua Capitão Leitão, também faz parte da programação.
Pode consultar aqui o programa completo das atividades que terão lugar em Almada Velha no dia 18 de setembro.
Desta forma, Almada associa-se uma vez mais uma vez à Semana Europeia da Mobilidade, que decorre entre os dias 16 e 22 de setembro e que este ano tem como tema “Melhores Ligações”, de forma a sensibilizar a comunidade para os problemas da mobilidade urbana. A CMA considera que “é fundamental haver uma mudança para comportamentos mais amigos do ambiente”, com o objetivo de melhorar a qualidade do ar, a redução dos efeitos do aquecimento global, a redução de ruído e a redução dos congestionamentos nas estradas da cidade.
Sob o slogan “Combina e Move-te”, a Semana da Mobilidade procura dar ênfase ao conceito de “multimodalidade”, que consiste na utilização de diferentes meios de transporte na mesma viagem. A ideia promove a utilização de transportes combinados entre si que podem oferecer soluções mais eficientes aos cidadãos. Por exemplo, combinar numa viagem um percurso a pé ou de bicicleta e optar pelo metro para o percurso mais longo.
Ruas condicionadas e pedido de dístico para moradores
Apenas os moradores poderão circular de automóvel em toda a zona, devendo para isso solicitar um dístico até 16 de setembro, sexta-feira. O pedido do dístico pode ser feito nesta página do site da CMA ou presencialmente na Junta de Freguesia de Almada, no Centro Municipal de Turismo de Almada e no Posto de Turismo de Cacilhas. As ruas que vão estar condicionadas ao trânsito são as seguintes:
– Rua Leonel Duarte Ferreira – troço entre a Rua Conde Ferreira e a Rua da Cerca, que inclui a Praceta José Maria de Oliveira e a Praceta Vila do Campo de São Paulo;
– Rua Visconde de Almeida Garrett – troço entre a Travessa dos Sinos e a Travessa do Campo;
– Rua da Padaria – troço entre a Travessa dos Sinos e a Travessa do Campo;
– Travessa do Campo;
– Rua da Cerca;
– Rua Serpa Pinto e Calçada da Cerca;
– Largo José Alaíz;
– Rua Augusto Maria da Silveira, Largo das Vitimas de 26 de Agosto e Rua Latino Coelho;
– Travessa da Judiaria;
– Rua da Judiaria e Rua do Registo Civil;
– Largo da Boca do Vento, descida do Olho de Boi e Rua do Ginjal, até ao Jardim do Rio;
– Avenida Heliodoro Salgado – troço entre a Rua Carvalho Serra e o Largo Luís de Camões;
– Rua D. José de Mascarenhas – troço entre o Largo Luís de Camões e a Rua do Castelo;
– Rua e Travessa Henriques Nogueira;- Largo 1.º de Maio;
– Rua do Castelo e Alameda do Castelo;
– Travessa do Castelo e Rua Rodrigues de Freitas.
https://almadense.sapo.pt/mobilidade/carris-metropolitana-divulga-novas-rotas-destinadas-a-servir-as-escolas-de-almada/