14.5 C
Almada

Queda de árvores e estragos em estruturas: Depressão Martinho deixa 250 ocorrências em Almada

Chuva e vento intenso provocaram danos em diversas zonas do concelho. Circulação rodoviária na Ponte 25 de Abril com velocidade limitada. Comboio da Fertagus funciona com atrasos.

 

A passagem da depressão Martinho na noite desta quarta-feira provocou mais de 250 ocorrências em Almada, grande parte delas relacionadas com quedas de árvores na via pública e estragos em telhados, montras e outras estruturas.

O forte temporal provocou estragos em em todo o país, sendo que a área da Grande Lisboa foi a mais afetada, de acordo com a Proteção Civil. Ao longo da noite, a chuva e o vento intenso que se fizeram sentir provocaram danos em diversas zonas do concelho de Almada.

Durante a passagem da depressão, ocorreram quedas de árvores em zonas como o Pragal, Costa da Caparica, Cova da Piedade ou Charneca de Caparica, que levaram ao corte de estradas, algumas delas já reabertas. Várias viaturas foram danificadas devido à força do vento e à queda de detritos, enquanto estruturas, como coberturas, fachadas, mobiliário urbano ou esplanadas sofreram danos em diversos locais do concelho.

- PUBLICIDADE -

Os três corpos de bombeiros do concelho, as forças de segurança, voluntários da Proteção Civil e vários serviços da Câmara de Almada e das Juntas de Freguesia foram mobilizados para responder aos impactos do temporal. Foi “uma longa noite e manhã de trabalho, coordenado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Almada”, informou a autarquia, numa nota publicada nas redes sociais.

Durante a manhã desta quinta-feira decorrem ainda “trabalhos de limpeza em vários locais, com algumas estradas cortadas e escolas encerradas”, acrescentou a CMA.

De acordo com a Presidente da Câmara de Almada, só de manhã foi possível averiguar a extensão dos danos. “Durante a noite as ocorrências de que tivemos conhecimento foram apenas as que nos foram alertadas, com as pessoas a ligar”, referiu Inês de Medeiros à SIC, acrescentando que algumas das situações sinalizadas “interferem com linhas de telecomunicações, linhas elétricas e há um risco de curtos circuitos”.

A autarca garantiu que “as autoridades estão no terreno” a controlar a situação, e que a autarquia se encontra em contacto com as entidades responsáveis por matérias de gestão dos sistemas de comunicação e saneamento. “Estamos a falar com os responsáveis por essa matéria, os responsáveis das telecomunicações, assim como com o responsável da e-redes. Em alguns casos os SMAS (Serviços Municipalizados de Água e Saneamento) também estão todos em campo”, disse.

Comboio da ponte circula com atrasos

A circulação do comboio da Fertagus na Ponte 25 da Abril encontra-se restabelecida, tendo sido retomada por volta das 7h25 horas, mas com “atrasos significativos”, informou a Fertagus.

Devido às condições climatéricas adversas, que provocaram problemas na infraestrutura, a partir das 5h10 da manhã, a circulação nos primeiros horários da manhã foi realizada “em via única entre o Fogueteiro e o Pragal”, informou a Fertagus nas suas redes sociais.

- PUBLICIDADE -

A partir das 5h40, a circulação foi suspensa entre a estação de Coina e Roma-Areeiro, nos dois sentidos, devido a problemas na catenária.

Quanto à circulação rodoviária na Ponte 25 de Abril, decorre com limitação de velocidade.

 

Chuva e vento vão continuar

Na tarde desta quinta-feira, 20 de março, regressam os avisos meteorológicos de nível amarelo devido à agitação marítima e à precipitação intensa. As ondas poderão atingir entre 4 e 5 metros, vindas de oeste/sudoeste. Além disso, entre as 12h e as 18h, espera-se precipitação forte, possivelmente acompanhada de granizo e trovoada, o que pode causar inundações e dificultar a circulação, informou o IPMA. As condições adversas deverão prolongar-se nos dias seguintes.

Notícia atualizada às 17h15 do dia 20 de março.

 

Fotogaleria: Depressão Martinho provoca queda de árvores e estragos em Almada

Apoie o jornalismo local independente

Caro leitor, o seu apoio é fundamental para garantir que o jornal ALMADENSE pode continuar a informar a comunidade com rigor e isenção. Contribuir financeiramente para a sustentabilidade do jornal é uma forma de assegurar que temas relevantes para o nosso concelho continuam a receber cobertura de forma honesta e imparcial, sem influências externas. Cada donativo é importante para nos ajudar a financiar este trabalho e dar voz às histórias que merecem ser contadas. Contamos consigo para continuar esta missão.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
expo-fct

Últimas

PUBLICIDADE
expo-fct

Mais Notícias

PUBLICIDADE
Minecraft_almadense-300x600px

Artigos Relacionados

Jovem atleta da Costa da Caparica conquista o ouro na World Cup de Jiu Jitsu

Com apenas 13 anos, Laura Ribeiro conquistou a competição que decorreu no passado fim-de-semana,...

“Ligue Antes, Salve Vidas”: 55% dos contactos para SNS24 em Almada atendidos em centros de saúde

Iniciativa foi implementada no concelho há seis meses, visando aliviar a pressão sobre os...

Salvador Martinha apresenta “Aura Super Jovem” em Almada a 3 de maio

Humorista de 41 anos reflete sobre a vida e a profissão no seu primeiro...

Número de beneficiários da Refood em Almada aumentou 15% em 2024

Projeto que tem como objetivo combater o desperdício alimentar e ajudar famílias carenciadas tem...