anuncio-farmacia-sobreda
24.5 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Piscina do Complexo dos Desportos de Almada encerrada devido à presença de legionella

Piscinas localizadas no Feijó estarão encerradas por um período de 15 a 30 dias.

 

A Câmara Municipal de Almada (CMA) decretou esta sexta-feira, 28 de outubro, o encerramento das piscinas do Complexo Municipal de Almada, “no seguimento da deteção da bactéria da legionella nas análises regulares efetuadas nas instalações das Piscinas do Complexo Municipal dos Desportos – Cidade de Almada”, segundo o comunicado da CMA enviado aos utentes.

O encerramento imediato das instalações estende-se “por um período previsível entre 15 a 30 dias”, avança a CMA, que assegura estar a ser cumprido o protocolo de segurança que se impõe nestas circunstâncias, em colaboração com a Autoridade de Saúde Pública.

“Na sequência do procedimento mensal de recolha de amostras de água para pesquisa da bactéria Legionella, bem como de todos os outros parâmetros relevantes para análise da qualidade da água, foi recebida hoje, dia 28 de outubro de 2022, uma notificação do laboratório LPQ, dando conta de que o parâmetro «Legionella pneumophila» e «Legionella SPP» (amostra colhida a 17 de outubro e concluído o ensaio a 28 de outubro) teve um resultado superior ao valor normal”, informou a Câmara Municipal de Almada, em comunicado enviado à imprensa.

- PUBLICIDADE -

De acordo com a autarquia, a bactéria “foi detetada num chuveiro do balneário masculino e às 7h30 procedeu-se de imediato ao encerramento de todos os balneários e à suspensão das atividades aquáticas”. 

A comunicação do resultado já foi efetuada à Delegação de Saúde da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT), “cumprindo todo o protocolo estabelecido para estas situações, sendo que a autarquia mantém-se em permanente contacto com esta entidade”, adianta a mesma fonte.

A autarquia assegura ainda que irá “proceder ao respetivo crédito das aulas não realizadas neste período”, pelo que os utentes deverão ser reembolsados pelas aulas já pagas que não se irão realizar.

 

Cuidados a ter pelos utentes

A bactéria Legionella pneumophila pode ser contraída através da inalação de gotículas de vapor de água contaminada que transportam a bactéria para os pulmões. A doença do legionário, provocada por esta bactéria, é uma forma de pneumonia que habitualmente se desenvolve entre 2 a 10 dias após a exposição à água contaminada.

Os sintomas associados são semelhantes a uma gripe. Por isso, a autarquia pede aos utentes que estejam atentos aos seguintes sintomas: dores de cabeça, tosse, febre, fadiga, dores musculares ou abdominal, dificuldade respiratória, vómitos e diarreia. O SNS24 disponibiliza nesta página informações úteis sobre a doença dos legionários. Em caso de sintomas ou dúvidas, contacte o número da SNS24 disponível 24 horas por dia: 800 24 24 24.

 

- PUBLICIDADE -

Com Maria João Morais

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/almada-green-market-adiado-devido-as-condicoes-meteorologicas/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
banner almadense_300x600px

Últimas

PUBLICIDADE
festival-almada

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

“Ainda Estou Aqui” e outros sucessos do cinema brasileiro numa mostra em Almada

A edição de 2025 exibe cinco filmes recentes de produção brasileira, incluindo o fenómeno...

Programa Habit’Almada disponibiliza 12 apartamentos no Laranjeiro

O edifício na Rua Febo Moniz, no Laranjeiro, estava devoluto desde 2013. Agora requalificado,...

Uma Pedra no Sapato: “Uma paródia sobre factos e ficções da cidade de Almada”

A criação resultou de uma parceria entre a companhia Arte 33, a comunidade local...

Teresa Gafeira e um legado ao teatro em Almada: “Tenho orgulho no trabalho feito”

Antes da estreia de Um Adeus Mais-que-perfeito, criação da Companhia de Teatro de Almada...