Sexta-feira, Setembro 29, 2023
CidadeDestaqueOutros Destaques

“Limpar Almada”: munícipes participam na limpeza do concelho

Segunda edição da iniciativa realiza-se no dia 16 de setembro de 2023, estando abertas as inscrições para participantes. Em Almada, serão onze os espaços a limpar. 

 

O miradouro dos Capuchos, a Mata dos Medos, a Fonte da Telha ou a praia da Mutela são alguns dos locais que os munícipes voluntários vão ajudar a limpar no próximo dia 16 de setembro. Trata-se de uma ação levada a cabo no âmbito da iniciativa “Limpar Almada”, que volta a incitar os moradores a participarem na limpeza de várias zonas do concelho.

Na presente edição, são onze os locais abrangidos, entre os quais a mata da Rua Filipe Folque, a Cova do Vapor/depósito NATO ou o Forte da Raposeira (espaço com vagas já preenchidas).

A iniciativa de limpeza coletiva realiza-se simultaneamente em vários pontos do concelho durante o World Cleanup Day (Dia Mundial da Limpeza), com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para as questões da limpeza dos espaços públicos e correta separação de resíduos. Todos podem participar. Para tal, os interessados devem inscrever-se até 8 de setembro, sexta-feira, num dos locais de limpeza, através do formulário de inscrição disponibilizado na página da Câmara Municipal de Almada (CMA).

O World Cleanup Day é uma iniciativa que engloba 197 países, unidos de modo a contribuir para a resolução de problemáticas de produção de resíduos e de limpeza dos espaços públicos. No dia 16, os meios necessários – como luvas e sacos para os resíduos – serão fornecidos pela organização. Pede-se aos almadenses que levem roupa e calçado confortável, chapéu e protetor solar, não esquecendo a hidratação. No final da iniciativa serão divulgadas as quantidades de lixo recolhidas.

Ao longo do mês de junho, foram assinalados – também pelos munícipes – os locais que necessitam de limpeza, como terrenos baldios, matas ou parques de merendas. Os areais e arruamentos em zona urbana estão excluídos, visto que aí a intervenção cabe à própria CMA.

 

Festival Bluegrass: Trafaria transforma-se em “vila musical” durante três dias

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *