anuncio-farmacia-sobreda
20.3 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Hospital Garcia de Orta instala primeiro robot cirúrgico

Novo sistema robótico representou um investimento de 1,9 milhões de euros por parte da unidade hospitalar.

 

O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, instalou o seu primeiro robot para cirurgia robótica assistida, num investimento de 1,9 milhões de euros, informou a Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal (ULSAS), em comunicado.

Trata-se de um sistema da cirurgia robótica que permite uma “maior precisão no ato cirúrgico, menor sangramento, menor risco de infeção e redução da dor pós-operatório, entre outras vantagens”, sublinhou o hospital.

Além disso, este inovador sistema robótico (fornecido pela Vinci Xi) destaca-se por utilizar uma interface intuitiva, que proporciona uma visão tridimensional do campo cirúrgico sem a necessidade de óculos ou dispositivos auxiliares. Esta tecnologia facilita a avaliação e a intervenção, oferecendo uma perspetiva 3D mais próxima da realidade do interior do corpo do paciente.

- PUBLICIDADE -

“O sistema da Vinci Xi é a mais recente evolução da cirurgia robótica minimamente invasiva, permitindo a sua execução através do controlo manual, por parte do cirurgião, de comandos existentes numa consola no bloco operatório”, acrescenta a ULSAS.

Comparativamente às técnicas tradicionais, a utilização deste sistema proporciona uma maior precisão no ato cirúrgico, reduzindo o sangramento e o risco de infeção, diminuindo a dor pós-operatória, o que resulta em menos tempo de internamento e melhores resultados estéticos.

Nas próximas semanas, indica a unidade hospitalar, estão previstos planos de formação intensiva para os profissionais das especialidades de cirurgia geral, urologia, otorrinolaringologia e ginecologia, assegurando uma adaptação eficiente à nova tecnologia.

“O investimento neste robot traduz a aposta que temos vindo a fazer na inovação, com vista a prestarmos cuidados de saúde de última geração, em prol dos nossos utentes e em consideração também pelos nossos profissionais. Aliado à qualidade das nossas equipas diferenciadas, este equipamento permitirá dar uma melhor resposta aos nossos utentes”, afirma Teresa Machado Luciano, presidente em funções do Conselho de Administração da ULSAS.

 

Trafaria vai continuar sem barcos até 17 de novembro

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
banner almadense_300x600px

Últimas

PUBLICIDADE
Mestrados-MREC

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Instituto Piaget e Almada: “Era um deserto quando chegámos, hoje é uma localização privilegiada”

Em entrevista ao ALMADENSE, a presidente do Piaget de Almada reflete sobre a história...

Só em setembro as urgências de obstetrícia funcionarão em pleno no Hospital Garcia de Orta

O anúncio foi feito pelo ministra da Saúde esta quarta-feira. Até lá, os três...

“Ainda Estou Aqui” e outros sucessos do cinema brasileiro numa mostra em Almada

A edição de 2025 exibe cinco filmes recentes de produção brasileira, incluindo o fenómeno...

Programa Habit’Almada disponibiliza 12 apartamentos no Laranjeiro

O edifício na Rua Febo Moniz, no Laranjeiro, estava devoluto desde 2013. Agora requalificado,...