Novas instalações do Centro Multidisciplinar da Dor foram inauguradas numa cerimónia presidida pela Ministra da Saúde, Marta Temido.
O Hospital Garcia de Orta (HGO) conta agora com um novo pólo, localizado na freguesia do Laranjeiro, em Almada, destinado a prestar serviços e atos clínicos diferenciados a doentes com dor crónica.
Dotado de consultas externas e Hospital de Dia, o novo espaço foi inaugurado esta segunda-feira, numa cerimónia presidida pela Ministra da Saúde, Marta Temido.
Este novo pólo vai permitir à Unidade de Dor do HGO beneficiar de uma expansão de espaço, com objetivo de aumentar a sua capacidade assistencial. Desta forma, o Centro Multidisciplinar da Dor Beatriz Craveiro Lopes passa a assegurar a sua atividade em dois espaços distintos: no pólo inicial localizado no edifício do HGO e agora também no Laranjeiro.
“Acreditamos que a ampliação do nosso centro especializado de dor terá um impacto positivo junto dos utentes e profissionais”, afirmou, por sua vez, Luís Amaro, presidente do Conselho de Administração do HGO. O novo pólo “fora de portas” do HGO no Laranjeiro “vai direta e localmente ao encontro de quem tratamos, garantindo novas e melhores condições, sempre com o objetivo de aumentar a nossa capacidade de resposta”, acrescentou.
Para Luís Amaro, a atual estrutura física do HGO já não permite dar resposta às necessidades de cuidados de saúde atuais e de futuro próximo da nossa comunidade, o que foi particularmente visível durante o último ano, em que tivemos de recorrer a reorganizações internas e à aquisição de estruturas modulares para garantir os cuidados aos nossos utentes”.
Também presente na inauguração, a presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, sublinhou que o município de Almada “tem estado sempre muito empenhado na criação de parcerias que permitam a criação de respostas de saúde descentralizadas e muito específicas.”
Por sua vez, Marta Temido sublinhou que o Ministério da Saúde vai “continuar a trabalhar para tentar melhorar o muito que há para melhorar em termos de mudanças estratégicas”.
No seu conjunto, o centro conta com mais de duas dezenas de profissionais e colaboradores que prestam atos clínicos a cerca de 1500 utentes. Desde a sua fundação, em 1993, que a unidade tem estado exclusivamente sediado no HGO. Porém, a “necessidade de proximidade à comunidade e aos cuidados de saúde primários, contribuiu para a ampliação das instalações”, afirmou Alexandra Reis, diretora do Centro Multidisciplinar Dor.
O novo pólo funciona na rua Luís Villas Boas nº20/22, no Laranjeiro (instalações da Liga dos Amigos do Hospital Garcia de Orta – LAHGO). Está aberto de segunda a quinta-feira entre as 8h e as 18h, e à sexta-feira das 8h e às 16h.
https://almadense.sapo.pt/cidade/hospital-garcia-de-orta-apresenta-plano-de-expansao-no-valor-de-52-milhoes-de-euros/