Atual presidente do Conselho de Administração foi afastada do cargo em setembro passado, mas mantinha-se em funções.
O Governo aprovou esta quinta-feira, dia 13 de fevereiro, a nomeação do médico Pedro Correia Azevedo, militante do PSD, para presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal.
A designação foi anunciada em comunicado do Conselho de Ministros, que destacou ainda a obtenção de parecer favorável da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP). Foram também nomeados Ana Luísa da Silva Broa para o cargo de diretora clínica para a área dos Cuidados de Saúde Hospitalares; Sénia Marisa Sousa Guerreiro como diretora clínica para a área dos Cuidados de Saúde Primários; Miguel Ângelo Madeira Rodrigues como vogal executivo; e Susana Luísa Rafael Almeida Graúdo como enfermeira-diretora.
O profissional vai substituir Maria Teresa Luciano, presidente da unidade desde agosto de 2022, que foi afastada do cargo pelo anterior Diretor Executivo do SNS, António Gandra de Almeida, mas que se encontrava em funções até ao presente. A decisão da destituição, anunciada em setembro de 2024, motivou contestação, nomeadamente por parte dos autarcas de Almada e do Seixal.
Ouvida em audição parlamentar ainda em setembro do ano passado, Maria Teresa Luciano explicou que o Conselho de Administração recebeu um telefonema com de menos de três minutos da Direção Executiva do SNS informando que “a ministra tinha apreço pelo trabalho que desenvolviam, mas que podiam fazer cartas de rescisão”. De acordo com a responsável, não houve naquela conversa lugar a uma fundamentação para a demissão, motivo pelo qual iria continuar em funções, saindo apenas com o fim do mandato.